Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Passe-livre nos ônibus é garantido a toda a população de Porto Alegre neste domingo de eleições

Compartilhe esta notícia:

O STF analisa ação relacionada ao passe livre no transporte público nos dias de eleições. (Foto: Arquivo/PMPA)

Uma decisão tomada neste sábado por desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) garantiu a toda a população de Porto Alegre o passe-livre nos ônibus do transporte público nos dois turnos das eleições – este domingo (2) e o dia 30. A votação será realizada entre 8h e 17h, mas a gratuidade vai das 4h até o mesmo horário na segunda-feira.

A medida reverteu efeito suspensivo concedido horas antes à prefeitura por juiz plantonista e que previa catracas abertas das 7h às 19h para passageiros de baixa renda.

Para isso, deveriam informar sua condição ao motorista do coletivo e apresentar documento com foto, além de permanecer na parte frontal do veículo, sem cruzar a roleta (ou entrando por trás, em caso de ônibus lotado).

A despesa com o passe-livre será bancada pelos cofres municipais. Em caso de descumprimento da determinação judicial, o Executivo estará sujeito a uma multa de R$ 500 mil.

Ao rubricar a nova decisão, o desembargador João Ricardo dos Santos Costa classificou como inaceitáveis as condições impostas pela prefeitura: além de causar “constrangimento e humilhação a pessoas em situação de vulnerabilidade”, representariam “uma espécie de reminiscência do voto censitário, quiçá ainda presente por nostalgia de alguns setores da sociedade”.

No que se refere ao prejuízo de R$ 1,2 milhão ao erário público, o magistrado considerou que tal perda “não causará impacto de expressão maior que os danos advindos do cerceamento ao voto daqueles que mais necessitam da política para superar o seu martírio cotidiano de precariedades”.

Batalha jurídica

O passe-livre em dias de eleição vigorou de 1995 até dezembro do ano passado, quando acabou derrubada por lei municipal complementar proposta pela prefeitura e aprovada pela maioria dos vereadores. O argumento era de que a redução de despesas contribui para evitar o encarecimento da tarifa aos passageiros.

Desde então, em apenas duas ocasiões ao ano os porto-alegrenses não pagam passagem nos ônibus do transporte coletivo: “Dia D” de vacinação e Feriado de  Navegantes (2 de fevereiro). Com a aproximação do primeiro turno, na semana passada diversos segmentos reivindicaram a volta da gratuidade nos dois turnos de votação, sob pena de prejuízo à democracia.

O assunto acabou se tornando alvo de uma batalha jurídica. A partir de ação movida em âmbito nacional pelo partido Rede Sustentabilidade, na quinta-feira (29) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que em todo o País seja oferecido transporte público gratuito no domingo, com frota normal.

Já no dia seguinte, a 7ª Vara da Fazenda Pública atendeu solicitação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS), ordenando passe-livre para qualquer cidadão, em ambos os turnos. A medida sofreu revés na manhã deste sábado, quando um juiz plantonista do TJ-RS deferiu recurso da prefeitura, medida derrubada à tarde por desembargador titular da Corte.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Justiça mantém passe livre nos ônibus de Porto Alegre apenas para as pessoas de baixa renda neste domingo
Celebração marca os 153 anos do Mercado Público de Porto Alegre nesta segunda-feira
https://www.osul.com.br/acordo-permite-que-onibus-de-porto-alegre-tenham-passe-livre-neste-domingo-de-eleicao/ Passe-livre nos ônibus é garantido a toda a população de Porto Alegre neste domingo de eleições 2022-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar