Quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Por Eduardo Battaglia Krause | 6 de agosto de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A ausência ou presença dela pode mudar o sentido de uma frase, alterar um entendimento, dar rumo ao sim, ao não, ao talvez. Somos a palavra escrita, a falada e, muitas vezes, o par de ouvidos que acalma e dá esperança — mesmo quando já não há mais.
Diferentemente de muitas profissões que lidam com o concreto ou mesmo com o abstrato, estamos nos dois lados da balança: ora pesando para um lado, ora para o outro. Em muitos casos — os mais difíceis — somos o ponto de equilíbrio neste desequilibrado mundo da controvérsia, que não raras vezes esquece que o consenso é sempre o melhor caminho.
Somos duros e veementes — é natural. Mas também sensíveis e harmoniosos. Cada questão, cada embate, cada discussão, tanto no apoio às cautelas preventivas quanto no deslinde dos percalços já ocorridos, ou ainda das demandas futuras — lá estamos nós.
Momento impreciso, lapso temporal não planejado, inúmeros contratempos: episódios em que não há preparo prévio, apenas a destreza que a vida nos oportunizou — e que nós mesmos, muitas vezes, não sabemos explicar.
Somos a vírgula. Não podemos errar. E, quando erramos, alguém perde. Mas, estando do outro lado, alguém ganha. Temos consciência da nossa responsabilidade neste mundo difuso das relações humanas. Somos os operadores do Direito. Não nos cabe escolher a causa.
O cidadão, o cliente, o usuário que nos procura quer que construamos a solução menos danosa para o que aconteceu — ou para o que ainda vai acontecer.
Mais que isso: neste momento difícil, em que as paixões políticas — cada uma com sua visão de bem comum — estão cegas e exacerbadas, inclusive entre nós, o tempo é de reflexão, de diálogo e de paz.
Assim, minha homenagem à Cidade da Advocacia, movimento que avoca esse tema e acontece em Porto Alegre neste momento e, especialmente, no dia 11 de agosto, Dia dos Advogados. Talvez não sejamos tudo isso. Mas, tal como a vírgula, temos que estar no lugar certo.
Eduardo Battaglia Krause
advogado e escritor
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.