Domingo, 26 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 13 de setembro de 2022
Independentemente da medida, as demais formas de pagamento, como código de barras e débito em conta, continuariam válidas
Foto: ReproduçãoA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs, nesta terça-feira (13), tornar obrigatória a adição do Pix como opção de pagamento das faturas de energia elétrica.
A Aneel abriu uma consulta pública sobre o tema, que ficará aberta durante 45 dias — de quarta-feira (14) ao dia 31 de outubro. Após esse período, o processo retornará para a votação pela diretoria da Aneel.
90 dias
Caso aprovada, as distribuidoras terão um prazo de 90 dias para se adaptarem à alteração. Independentemente da medida, as demais formas de pagamento, como código de barras e débito em conta, continuariam válidas. Isso porque, atualmente, enquanto algumas distribuidoras já aderiram à novidade, outras sequer tem previsão de implementação.
Para a agência, a nova opção melhora a experiência do consumidor no pagamento de suas faturas de energia e reduz custos operacionais das distribuidoras, o que, em última instância, pode se reverter em modicidade tarifária — ou seja, assegurar uma universalidade para o uso do serviço público, permitindo acesso aos mais pobres.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Agora nem o doc. Querem enviar mais. Imagina como as pessoas vão fazer uma reclamação???
A fila de pessoas precisando de ajuda nos terminais eletrônicos vai aumentar
OFÈLIA,, burrice esta no teu DNA, pois quando abre a boca é só para dizer besteiras, e nasceu petista e adora veio,Lula!!
Carlos Alberto , veia burra é a tua mãe que clolocou um animal chamado jegue no mundo. E ela deve sr uma mula também!!!
Discussão fora de foco cfe. Eddie abaixo. Vide acima ¨tornar obrigatória a ADIÇÃO do Pix como OPÇÃO de pagamento das faturas de energia elétrica¨ !!!
Não caiam nessa o erro é grosseiro você não pode atrasar se não pega a conta com outro valor e outra data que não é a conta que você está pagando este sistema ainda é experimental mais não funciona pois contas devem ser pagas pelo código de barra o QR code é complicado. Gera um Bug de Bio cek no sistema eu já vinha avisando.