Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Porto Alegre AHMI inaugura reestruturação do Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Solenidade ocorre no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Solenidade ocorre no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece nesta terça-feira (18). Para marcar a data, a AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), em Porto Alegre, realiza a entrega da obra de reestruturação do CRAI (Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil).

A solenidade ocorre às 16h. A data, determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, busca incentivar ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

O CRAI, serviço que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, completará 20 anos em 2021. Com isso, o comitê da AHMI está engajado em diversas iniciativas para buscar colaboradores para fazer melhorias no projeto. Uma delas é a realização da reestruturação dos espaços do Centro, utilizando os recursos mobilizados através da campanha de Natal “Menos dor, mais amor”, realizada no final de 2020 pela AHMI. O projeto arquitetônico tomou novas formas após surgirem parceiros com interesse em contribuir nas reformas.

Um dos parceiros das obras do CRAI é o Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre, composto por 24 profissionais de arquitetura e designers de interiores voluntários, que se colocaram à disposição para reformular o projeto dando vida à iluminação, às cores e trazendo mais elementos da natureza para os ambientes de atendimento. Seis equipes foram formadas para trabalhar no uso de cores, sons e nas pesquisas. Com isso, a administração, dois consultórios de psicologia, dois consultórios de assistência social, um consultório de pediatria, o DML e o posto da polícia ganharam nova apresentação.

Centralizar os atendimentos em um único endereço e torná-los mais acolhedores é uma das metas iniciais do CRAI, que avaliou a situação da estrutura desgastada pelo tempo e decidiu que era hora de buscar auxílio para qualificar o serviço. Além disso, com as doações arrecadadas através da campanha de Natal, o serviço conseguiu ainda fazer a compra de materiais, móveis, equipamentos, brinquedos, casas de boneca, jogos lúdicos, livros e demais itens necessários listados pela equipe multidisciplinar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministério da Saúde diz que a Fiocruz receberá IFA para 12 milhões de vacinas
Grupo educacional realiza gincana para arrecadar três toneladas de alimentos à população carente no RS
Deixe seu comentário
Pode te interessar