Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Apesar da profunda crise, a Venezuela doará 5 milhões de dólares às vítimas do furacão Harvey, nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Pessoas desabrigadas ocupam área da plateia de um salão alagado no Centro Cívico Bowers em Port Arthur, no Texas, após a tempestade tropical Harvey causar o alagamento. (Foto: Beulah Johnson/AP)

A Venezuela vai oferecer 5 milhões de dólares às comunidades norte-americanas afetadas pelo furacão Harvey, anunciou nesta quarta-feira (30) o governo em Caracas, que apresentou a ajuda como um gesto solidário, apesar das relações bilaterais cada vez mais tensas.

A cooperação vai reeditar um programa de fornecimento de óleo de aquecimento realizado em 2005 pelo falecido presidente Hugo Chávez, após a passagem do furacão Katrina, que deixou 1.800 mortos. “Com base naquele antecedente, vai haver um apoio direto da Citgo, uma contribuição de até 5 milhões de dólares para apoiar as famílias afetadas em Houston e Corpus Christi (Texas)”, disse o chanceler Jorge Arreaza pela emissora estatal VTV.

A Citgo é a filial nos Estados Unidos da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), alvo de sanções do presidente Donald Trump. Por meio de decreto, o mandatário americano proibiu na última sexta-feira (25) a transação de dívidas emitidas pelo governo de Nicolás Maduro e pela PDVSA.

Os vínculos entre Caracas e Washington ficaram ainda mais estremecidos após 11 de agosto, quando Trump citou a possibilidade de uma “opção militar” para a grave crise política e econômica venezuelana, apesar dessa alternativa ter sido descartada por pessoas próximas ao mandatário.

A grave crise financeira do país de Maduro se reflete em uma escassez crônica de alimentos e medicamentos e na inflação mais alta do mundo, que o FMI (Fundo Monetário Internacional) projeta em 720% para 2017.

Arreaza disse que o aporte da PDVSA será entregue em coordenação com prefeitos e demais autoridades das cidades afetadas e anunciou que o governo venezuelano também prevê destinar um percentual das vendas de gasolina da Citgo à reconstrução de casas danificadas, bem como aos refúgios afetados. Ele ainda disse que vai colocar à disposição do encargado de negócios dos Estados Unidos na Venezuela insumos, equipes de emergência e médicos. Os dois países deixaram de ter embaixadores em 2010.

“Essa é a expressão de solidariedade da Venezuela, para além de qualquer diferença política que tenhamos que expressar hoje, diante dos efeitos de um fenômeno devastador. Toda nossa solidariedade ao povo dos Estados Unidos”, expressou o chanceler.

O Harvey, que agora foi rebaixado para tempestade tropical, se abateu sobre o Leste do Texas e a Louisiana nesta quarta-feira, provocando o tipo de chuva catastrófica que paralisou o polo petrolífero de Houston com recordes de precipitação e expulsou dezenas de milhares de pessoas de suas casas.

A tempestade provocou inundações catastróficas, matou ao menos 25 pessoas, forçou retiradas em massa e paralisou Houston, a quarta maior cidade dos EUA. Pelo menos 13 mil pessoas precisaram ser resgatadas e milhares ainda tentam sair de pontos que estão alagados em Houston.

Nesta quarta, foram confirmadas as mortes de seis pessoas de uma mesma família em Houston. Manuel e Belia Saldivar, junto com quatro de seus bisnetos de entre seis e 16 anos, desapareceram no domingo (27) enquanto tentavam fugir das inundações e seus corpos foram encontrados dentro de sua van. (Veja/Reuters/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Dilma não decidiu se veta mudança no fator previdenciário, diz ministro
Foto do local
Futuro Aeroporto 20 de Setembro pode atingir 400 nascentes
https://www.osul.com.br/apesar-da-profunda-crise-venezuela-doara-5-milhoes-de-dolares-as-vitimas-do-furacao-harvey-nos-estados-unidos/ Apesar da profunda crise, a Venezuela doará 5 milhões de dólares às vítimas do furacão Harvey, nos Estados Unidos 2017-08-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar