Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Após dois anos longe dos palcos, festival Sul em Dança volta a trazer emoção ao vivo

Compartilhe esta notícia:

O “abrir das cortinas” acontece de 27 a 30 de maio, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre

Foto: Claudio Etges
Evento prossegue até segunda-feira no Teatro do Sesi. (Foto: Divulgação/Claudio-Etges)

Um dos maiores festivais do gênero no Brasil está de volta: é o “Sul em Dança”, que tem sua 18ª edição a partir desta sexta-feira (27), de forma presencial, após dois anos longe dos palcos. Até segunda-feira (30), o evento abrange uma série de apresentações no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, com bailarinos, profissionais, grupos, estudantes e projetos sociais de todo o País.

Dentre as modalidades que serão apresentadas nos três dias de evento estão o Ballet Clássico, Ballet Clássico Repertório, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Estilo Livre e Jazz. Além do compartilhamento de seu trabalho com o público, os participantes têm são contemplados pela distribuição de R$ 18 mil em prêmios.

A programação tem na abertura os bailarinos da Companhia Jovem Bolshoi Brasil, interpretando duas coreografias: “Dolce Luna”, do coreógrafo Rafael Vedra, e “Adágio (III Ato)”, do Ballet Don Quixote, com 16 bailarinos ensaiados pela professora gaúcha Antonieta Spadari – incluindo três gaúchos: Vitória Martiny, de Novo Hamburgo, e os gêmeos Murilo e Maurílio Muniz, de Santo Antônio da Patrulha.

Outra atração da primeira noite é o tradicional “Espetáculo de Abertura”, com o dançarino paulistano Jhean Allex, que também atuará no júri do evento. Especialista nas modalidades Jazz Dance, Contemporâneo, Ballet Clássico e Ballet Moderno, ele é diretor artístico da Raça Companhia de Dança de São Paulo.

Em 30 anos de carreira, já integrou diversos grupos no Brasil e Europa, colecionando prêmios e títulos. Suas habilidades o levaram aos palcos do Teatro Musical e balés em shows de grandes nomes da música brasileira, além  do trabalho como coreógrafo do Carnaval de São Paulo.

Paralelo ao Festival, são realizados workshops gratuitos aos participantes, com professores e jurados desta edição, que conta com nomes de peso no cenário da dança nacional: Anette Lubisco (RS), Girese Zimmer (RS), Flavia Burlini (RJ), Janice Botelho (RJ), o já mencionado Jhean Allex (SP) e Tatiana Sanchis (SP).

Sempre oportunizando o acesso e esse momento único de integração, o festival também conta com o “Sul em Dança Advanced”, destinado a grupos e bailarinos mais experientes. A atividade está inserida na programação, nas categorias juvenil, juvenil-avançado e adulto.

Além disso, o Sul em Dança prepara uma homenagem especial às escolas participantes desta edição e que têm 40 anos ou mais de história: Ballet Vera Bublitz, Ballet Lenita Ruschel, Dora Ballet, Suzana D’Ávila Studio de Dança, Escola de Dança Kitty e Dança Moderna Vera Guerra.

O projeto Sul em Dança tem direção geral de Margit Kolling, produção de Art&Ideais, com viabilização pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. São patrocinadores a empresa Stihl, Unique e SuperLegal, além do Teatro do Sesi como apoiador cultural.

Margit ressalta que o retorno aos palcos com presença de público tem um significado especial: “É uma emoção e uma esperança para todos ver a dança mostrar a sua força, com toda vitalidade e diversidade. Esse momento simboliza um recomeço, dentre tantos desafios, e um símbolo da resiliência, preparação e trabalho constante de tantas pessoas, dentro do propósito do Festival, que é o de valorizar a dança e ser palco de oportunidades”.

Serviço

18º Festival Sul em Dança

27 a 30 de maio

Teatro do Sesi (avenida Assis Brasil nº 8.787, bairro Sarandi), em Porto Alegre

Ingressos na bilheteria local e na plataforma ingressorapido.com.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Estrelado por Tom Cruise, “Top Gun: Maverick” é destaque entre as estreias da semana
“Colecionadores de Imagens” é o tema do 2º Fotoclube Festival em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/apos-dois-anos-longe-dos-palcos-festival-sul-em-danca-volta-a-trazer-emocao-ao-vivo/ Após dois anos longe dos palcos, festival Sul em Dança volta a trazer emoção ao vivo 2022-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar