Sexta-feira, 24 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após Israel chamar Lula de “persona non grata”, o Brasil atua como intermediário distante para conter aquele país

Compartilhe esta notícia:

Chanceler brasileiro foi questionado sobre posicionamento do País quanto ao ataque a Israel. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

A diplomacia brasileira está atuando de forma distante e indireta na articulação para conter um contra-ataque de Israel contra o Irã, a partir das movimentações do fim de semana. Segundo diplomatas, o Brasil está instando os países que têm abertura de diálogo com Israel para fazer frente a um possível contra-ataque israelense.

As relações entre Brasil e Israel ficaram estremecidas em fevereiro, quando após o presidente brasileiro comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra. Em resposta, Israel declarou Lula “persona non grata”, expôs o embaixador brasileiro e escolheu uma forma inusual de decidir mostrar contrariedade com o chefe do Executivo, fazendo tudo em público.

Com isso, o Brasil decidiu que não terá protagonismo nesse debate – ou seja, vai ativar seus instrumentos diplomáticos de uma forma mais indireta.

Novas críticas

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, criticou a posição do Itamaraty sobre o ataque do Irã contra o país no sábado e afirmou esperar a condenação do governo brasileiro diante o conflito.

A nota também foi criticada por organizações israelenses no Brasil, como o Instituto Brasil-Israel, que afirmou que, enquanto a União Europeia e a Organização dos Estados Americanos (OEA) se manifestaram de maneira firme, o Brasil “preferiu abdicar de uma posição firme, não condenou os ataques, não se solidarizou com as famílias israelenses e optou por dar margem para dúvidas sobre o que se passou na madrugada de ontem”.

A declaração, divulgada ainda no sábado a noite, afirmava que “o governo brasileiro acompanhava os relatos de envio de drones e mísseis do Irã para Israel “com grave preocupação”, apelando para que todas as partes envolvidas “exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”.

Nessa segunda, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que, no momento em que a nota foi produzida, ainda não estava evidente qual era a extensão do ataque iraniano contra Israel.

“A nota foi feita à noite, às 11 horas da noite, quando todo o movimento começou. E nós manifestamos o temor de que o início da operação pudesse contaminar outros países. Mas isso foi feito à noite no momento que não tínhamos claro a extensão, ou o alcance, das medidas tomadas e fizemos, como fazemos sempre, um apelo para contenção e entendimento entre as partes”, destacou.

Retaliação

A ofensiva do Irã é uma retaliação ao ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria no início do mês – veja aqui a cronologia do caso. Rivais de longa data, Israel e Irã travam um duelo sangrento cuja intensidade varia conforme o momento geopolítico. Teerã é contra a existência de Israel, que, por sua vez, acusa o país inimigo de, movido pelo antissemitismo, financiar grupos terroristas. Com a guerra em Gaza, a situação só piorou.

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após dizer que daria resposta ao Irã, Israel faz ataque aéreo contra o Hezbollah no Líbano
Lula é aconselhado a evitar declarações sobre conflito entre Israel e Irã
https://www.osul.com.br/apos-israel-chama-lula-de-persona-non-grata-o-brasil-atua-como-intermediario-distante-para-conter-aquele-pais/ Após Israel chamar Lula de “persona non grata”, o Brasil atua como intermediário distante para conter aquele país 2024-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar