Domingo, 21 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Após longa espera, brasileiros conseguem sair da Faixa de Gaza rumo ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

A passagem de Rafah, fronteira entre o território palestino e o Egito, foi reaberta neste domingo (12), e viabilizou a entrada de 32 dos 34 brasileiros e familiares

Foto: Reprodução/Hasan Habee

Os brasileiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza conseguiram cruzar a fronteira com o Egito e deixar o território palestino na manhã deste domingo (12), segundo o Itamaraty.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, contempladas com autorização para sair de Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (09), 32 atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah pela primeira vez desde o início do conflito.

Segundo o Itamaraty, duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Segundo apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.

Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação.

Após a saída, o grupo de brasileiros fará um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já espera os brasileiros, no Cairo, para fazer a viagem de volta ao Brasil.

Além de suprimentos humanitários, o avião está tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo que auxiliarão a todos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende receber os brasileiros vindos da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.

Fechamento da fronteira

O embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, afirmou na manhã de sábado (11) que ainda não havia possibilidade de saída dos brasileiros e familiares da Faixa de Gaza devido aos ataques em grandes hospitais palestinos.

Segundo Candeas, o pré-requisito para a abertura da fronteira para a evacuação dos estrangeiros contemplados com autorização para deixar o território palestino é a passagem de comboio de ambulâncias com feridos, que têm prioridade na fila para cruzar a fronteira.

A logística de deslocamento das ambulâncias, porém, foi prejudicada após bombardeios em grandes centros de saúde palestinos.

Um grupo de brasileiros e familiares já estava na fronteira em Rafah, enquanto um outro grupo veio de Khan Yunis, no sul de Gaza, mas chegou a retornar para casa após o fechamento da fronteira.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Miltch Mitch
13 de novembro de 2023 00:57

Viva bolsonaro. Caso contrário estariam levando bomba

Sandro Dalla Santa
12 de novembro de 2023 17:32

Kkkk vcs pseudo comunas são uma piada…. babaca

Vanderlei Ochoa
12 de novembro de 2023 11:09

ESTADISTA LULA salvando o povo Brasileiro. Parabéns ESTADISTA.

Eloa Guterres
12 de novembro de 2023 11:50

Salvando coisa nenhuma!! Esses gastos todos pagos pelo povo Brasileiro!! Salvar e dar o seu dinheiro e nao o dos outros!! Assim e fácil enganar as pessoas.

Fernando Krause
12 de novembro de 2023 11:54

O controle de saída de Gaza por Rafah é apenas de Israel e com a concordância do Egito…
E Israel, assim como o Egito, sabem das ligações afetivas do lulopetismo e seus puxadinhos ideológicos associados com o Hamas…

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
13 de novembro de 2023 09:15

Sera que Algun desses Brasileiros ?
vão Agradeser o Prefeito de Bagé ?kkkkk

Denise Goulart de Munhós
12 de novembro de 2023 18:25

Se têm dupla nacionalidade deveriam permanecer em Gaza e se alistar no Exército, pois, não têm nada do espírito judeu, no primeiro revés já querem voltar ao Brasil, de onde nunca deveriam ter saído.

Vanderlei Stefani
12 de novembro de 2023 20:06

Obrigado presidente Lula e ao nosso Itamaraty pelo belíssimo trabalho em defesa dos brasileiros e brasileiras.

Obra “Liderança e Gestão de Pessoas”, de Fabiana Brum Martins, tem sessão de autógrafos neste domingo na Feira do Livro de Porto Alegre
Brasileiros devem passar a noite no Egito antes de viajar ao Brasil
Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x