Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fair

Rio Grande do Sul Lojas, shoppings e restaurantes de Canoas não abrem neste domingo. Supermercados só funcionam até a uma da tarde

Compartilhe esta notícia:

Do total de 577 estabelecimentos deste tipo no Brasil, 401 retomaram as atividades. (Foto: Reprodução)

Com a recente escalada dos casos positivos de coronavírus (já são pelo menos 117) e taxas de ocupação de UTIs, a prefeitura de Canoas (Região Metropolitana) decretou o fechamento de praças, restaurantes, lancherias, shoppings e outros estabelecimentos comerciais nos domingos e feriados, a partir deste fim de semana. Já nos supermercados o horário de funcionamento nesses dias não pode passar das 13h.

Conforme o Executivo municipal, a medida tem por finalidade dificultar a expansão local da pandemia e conscientizar a população para que não relaxe o cumprimento das diretrizes sanitárias de prevenção à Covid-19. Nesses dias, só poderão funcionar atividades públicas e privadas definidas como essenciais pelo governo do Estado, exceto as mencionadas.

A intensificação das medidas de combate à pandemia também levam em consideração o aumento significativo da circulação de pessoas e aglomerações, principalmente em praças e nos shoppings, nos finais de semana”, ressalta o prefeito Luiz Carlos Busato. “Também foi considerado o aumento no número de leitos de UTI ocupados no HU (Hospital Universitário).

“Se em abril, tínhamos cerca de quatro a sete pacientes em UTI, agora não temos conseguido baixar de 24”, prossegue. “Esse é o momento de pensarmos em salvar vidas e a gente não quer ir para bandeira vermelha [situação que define uma região como de alto risco para contágio por Covid-19 no sistema de distanciamento controlado definido pela Secretaria Estadual da Saúde].”

Ainda de acordo com Busato, as novas medidas também ajudarão a evitar que a administração municipal de Canoas volte a fechar a economia, de forma drástica, durante os dias úteis.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, lamenta que a população tenha relaxado nas medidas de prevenção, resultando na  elevação dos casos de coronavírus: “No dia 2 de maio, quando reabrimos o comércio, eram 32 pacientes confirmados com Covid-19, e agora esse número de passa de 100, o que acende uma luz de alerta”.

Porto Alegre

Autorizados desde o dia 22 de maio a reabrirem as suas portas ao público, os 15 shopping centers de Porto Alegre e o CPC (Centro Popular de Compras, popularmente conhecido como “Camelódromo”) apresentaram à prefeitura os seus planos detalhados de prevenção ao contágio por coronavírus. As medidas incluem medição de temperatura corporal dos frequentadores e redução das vagas de estacionamento.

A retomada foi possível sob uma série de condições indicadas em decreto municipal, como o respeito a regras de higienização e de funcionamento dos serviços de alimentação, restrição ao número de consumidores atendidos de forma simultânea, distanciamento mínimo de 2 metros entre os presentes e fornecimento de máscaras de proteção aos trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo.

Nos documentos entregues à prefeitura também estão listadas ações de caráter educativo, tais como a distribuição de cartazes informativos pelos estabelecimentos. Estão previstos ainda o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos colaboradores, delimitação de espaço entre mesas e cadeiras nas praças de alimentação e controle do uso de elevadores e escadas-rolantes.

A vigilância nos shoppings centers faz parte do trabalho do Escritório de Fiscalização, composto por agentes da Diretoria de Fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Procon de Porto Alegre, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade), DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), Guarda Municipal e Smim (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de R$ 230 mil na Freeway
Neste domingo, Dia Mundial sem Tabaco, autoridades gaúchas alertam que fumantes são mais vulneráveis ao coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar