Domingo, 04 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Após vistoria pelo Corpo de Bombeiros, o segundo andar do Mercado Público poderá ser reaberto em breve

Compartilhe esta notícia:

Local está interditado desde 2013, devido a um incêndio. (Foto: Divulgação/ASCOMEP)

Uma vistoria realizada na manhã dessa quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros deu um novo ânimo aos permissionários do segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre. Isso porque, a partir da análise do PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio), à tarde a corporação liberou para o espaço um alvará provisório, com duração de um ano.

De acordo com a ASCOMEPC (Associação do Comércio do Mercado Público Central), a expectativa é de que é que o local volte a funcionar plenamente dentro de seis meses. Se tudo der certo, a reabertura coincidirá com o aniversário de 150 anos do prédio, fundado em 3 de outubro de 1969.

Durante o período de vigência do alvará provisório, a entidade continuará realizando as adaptações que ainda faltam, de olho em uma nova vistoria. A meta é obter então a liberação definitiva.

Com diversos estabelecimentos e uma agência do Banrisul (todos interditados), o segundo piso está fechado ao público desde o dia 6 de julho de 2013 (exceto por banheiros), quando a construção – tombada devido ao seu valor histórico – sofreu um incêndio de grandes proporções em uma noite de sábado. Não houve casos fatais.

Desde então, os estabelecimentos de alimentação destruídos pelas chamas têm funcionado de forma improvisada: o jeito encontrado foi uma espécie de “praça de alimentação” provisória, instalada em um dos quadrantes do térreo do Mercado.

História

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Em forma de um quadrilátero, o prédio originalmente tinha apenas um pavimento com área centeal a céu aberto e torreões nos quatro cantos.

Adaptando-se à expansão da cidade, o centro de compras passou por várias alterações, como a construção de chalés em madeira, na parte interna. O segundo andar foi construído em 1912, para instalação de escritórios comerciais, industriais e repartições públicas.

O incêndio de 2013 não foi único: o mesmo tipo de incidente já havia atingido o prédio em 1912 (com a destruição dos chalés internos), 1976 e 1979. Também passou por momentos críticos, como a grande enchente de 1941, sem contar a ameaça de demolição, em 1971, pela prefeitura de Telmo Thompson Flores – para a construção de uma avenida.

Restauração

Tombado como Bem Cultural, o Mercado passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração, com melhorias em sua estrutura e recuperando aspectos de sua concepção arquitetônica original. As obras também ampliaram o número de estabelecimentos comerciais, além de abrir espaço para manifestações culturais e comunitárias, incluindo cerimônias ligadas a religiões de matriz africana.

Foram então resgatadas a percepção visual das arcadas e as circulações internas. Surgiram novos espaços de convivência e implantadas redes de infraestrutura compatíveis com o funcionamento do Mercado. É dessa época, ainda, a nova cobertura, que possibilitou a integração entre os dois pavimentos.

O segundo andar, onde antes existiam escritórios e repartições públicas, passou a ser ocupado com diversos estabelecimentos como restaurantes e lancherias. A infraestrutura, aliando elementos antigos e atuais, incluiu duas escadas rolantes, dois elevadores e um Memorial.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O INSS admitiu que os dados de recém-aposentados podem ter vazado
Líderes do Partido Democrata reveem seu apoio a pena de morte nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/apos-vistoria-pelo-corpo-de-bombeiros-o-segundo-andar-do-mercado-publico-podera-ser-reaberto-em-breve/ Após vistoria pelo Corpo de Bombeiros, o segundo andar do Mercado Público poderá ser reaberto em breve 2019-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar