Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2020
Quem nunca sofreu com os incômodos pontinhos pretos na região do nariz? Embora sejam extremamente comuns, saber como tirar cravos do rosto requer alguns cuidados específicos, principalmente para quem possui a pele oleosa.
Eles se formam devido a um aumento da gordura produzida em glândulas da cútis e por meio do entupimento dos poros por onde esse sebo deveria ser liberada. Quando o corpo produz muita queratina, esses pequenos buracos entopem, obstruindo a saída da substância.
O que são os cravos?
Segundo a dermatologista Carolina Marçon, ao contrário do que a maioria pensa, os cravos não são sujeira: “São lesões não inflamatórias que aparecem na pele com abertura mais larga do que o normal por estarem obstruídos e dilatados por tampões, que são formados por secreção sebácea e células que se desprendem da cútis”.Esses pequenos pontos podem aparecer por todo o corpo, porém, são mais presentes na região T do rosto, que abrange a testa, entre as sobrancelhas e o nariz.
Vaporização
A primeira parte do processo é deixar a pele bem macia e dilatar os poros. Para isso, usa-se a técnica de vaporização. Seu desenvolvimento é bem simples, basta tomar um banho quente, antes de aplicar o esfoliante caseiro, ou ficar de 5 à 10 minutos com o rosto próximo a uma bacia de água morna.
Limpeza facial
Antes de começar a remoção dos cravos, é importante estar com a pele limpa, sem a presença de células-mortas ou fungos. Para isso, é importante fazer uma esfoliação caseira e você pode usar o pó de café para isso.
Esfoliante de café
Graças a cafeína, que possui ação antioxidante e vasoconstritor, a região onde será aplicada obterá uma maior circulação sanguínea.
Removendo os cravos
Após a esfoliação, os poros já estão dilatados e as impurezas superficiais foram eliminadas. Mas, antes de ir para o próximo passo e aplicar a máscara facial, use dois pedacinhos de algodão molhado para apoiar nos dedos indicadores e com o auxílio deles, remova os cravos grandes e visíveis. Dessa forma você não agride a pele com as unhas e deixa a região livre para receber a hidratação.
Máscara de mel
O mel, como antibiótico natural que é, ajuda a eliminar as impurezas presente nos poros que estão abertos.
Máscara de gelatina
Esse produto cria uma camada que se infiltra nos poros, podendo ser retirada após alguns minutos. É uma das mais indicadas para quem está aprendendo a como tirar cravos do rosto.
Adstringente natural
Para finalizar o processo, evitando que a pele fique exposta após a remoção dos cravos, é usual aplicar um adstringente na região. O preparo tem a função de fechar os poros, acalmar a cútis, equilibrar o PH, o controle de oleosidade e remover impurezas.
Chá verde – Ingredientes: 100 gramas de chá verde e 500ml de água filtrada.
Evitando o problema
Agora que você já sabe como tirar cravos do rosto, é importante tomar algumas atitudes diariamente para que eles não voltem a te incomodar: Sempre lave o rosto, retirando o excesso de oleosidade; Use sempre filtro solar durante a exposição prolongada aos raios; Dê preferência a cosméticos à base de gel; Se possível, faça uma limpeza de pele por mês; Mantenha uma alimentação balanceada, evitando produtos industrializados e gordurosos; Atividades físicas diminuem o estresse e melhoram a oxigenação sanguínea; Nunca esprema ou coce os cravos, pois isso pode piorar o problema.