Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Aprovado o projeto que altera o reajuste das tarifas de táxi em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O texto estabelece que o reajuste tarifário poderá ser concedido anualmente, mediante requisição do sindicato da categoria

Foto: Joel Vargas/PMPA
O texto estabelece que o reajuste tarifário poderá ser concedido anualmente, mediante requisição do sindicato da categoria. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou na quarta-feira (19) o projeto de lei que altera o reajuste das tarifas de táxi na Capital, de autoria do vereador José Freitas (Republicanos).

O texto estabelece que o reajuste tarifário do transporte público individual poderá ser concedido anualmente, mediante requisição do sindicato da categoria, com a aplicação máxima do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), calculado a contar do último aumento.

Caberá à entidade de classe encaminhar a solicitação à EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). O pedido de reajuste tarifário deverá indicar qual o percentual que o sindicato entende ser devido e aplicável, facultada a apresentação de solicitação inferior ao IGP-M apurado no período. Concluídos os cálculos e a análise, a EPTC submeterá o processo de reajuste tarifário ao Conselho Municipal dos Transportes Urbanos para emissão de parecer opinativo a ser encaminhado ao prefeito.

O projeto prevê ainda que a periodicidade de reajuste tarifário será de, no mínimo, 12 meses a, no máximo, 36 meses e que, ocorrendo aumento no preço dos combustíveis em índice igual ou superior a 8%, a tarifa do transporte público individual por táxi será reajustada proporcionalmente ao período, a contar do último reajuste.

O texto aprovado também estabelece que não haja previsão de quarentena para o autorizatário tornar-se condutor auxiliar.

“Saliento que faz sete anos que não tem reposição a tarifa do táxi em Porto Alegre”, argumentou o autor da proposta. De acordo com o vereador, atualmente a categoria teria direito a um reajuste de 82%, o que fica inviável. Portanto, o sindicato definirá o reajuste e encaminhará para EPTC. “É pela sobrevivência da categoria que eles precisam dessa lei aprovada”, concluiu o parlamentar.

Taxistas comemoraram a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Polícia Civil gaúcha forma 50º turma de delegados
Justiça recebe denúncia contra suposto curandeiro por crimes sexuais na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/aprovado-o-projeto-que-altera-o-reajuste-das-tarifas-de-taxi-em-porto-alegre/ Aprovado o projeto que altera o reajuste das tarifas de táxi em Porto Alegre 2023-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar