Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Argentino que está em navio de cruzeiro em quarentena no Japão é o primeiro caso confirmado de latino-americano infectado pelo coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Com mais de 3,7 mil passageiros, o navio Diamond Princess chegou a ficar quase um mês em quarentena em um porto japonês. (Foto: Reprodução)

Um passageiro argentino do cruzeiro Diamond Princess, que foi colocado em quarentena pelas autoridades do Japão, é o primeiro sul-americano diagnosticado com o novo coronavírus.

A embarcação chegou na noite de quinta-feira (6) ao porto japonês de Yokohama, transportando 3.700 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O argentino está entre os 61 passageiros do navio que atestaram positivo para a enfermidade. Os outros pacientes são de nacionalidade japonesa (21 pessoas), norte-americana (oito), canadense (cinco), australiana (cinco) e britânica (um). Ao todo, 20 dos pacientes com coronavírus já foram desembarcados. Os outros estão confinados em suas cabines.

A epidemia do novo coronavírus já matou mais de 700 pessoas na China, sendo uma delas nas Filipinas, e infectou 31 mil em mais de 20 países.

No Brasil, não há casos confirmados. São nove suspeitas em cinco estados, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (6).

Novo Coronavírus

O vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

A variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde como “Doença Respiratória de 2019-nCoV” em 30 de janeiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Eles também chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.

Os primeiros casos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.

O surto inicial atingiu pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.

Expansão do vírus

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre. O tipo de animal e forma como a doença foi transmitida ainda são desconhecidos. Uma hipótese é que o novo vírus esteja associado a animais marinhos. Entretanto, ao menos duas pesquisas apontam outras possibilidades: uma delas cita a cobra e, outra, os morcegos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Repórter australiana se assusta com uma cobra que atacou seu microfone
Investigação aponta que não houve falha no motor em acidente que matou o astro do basquete Kobe Bryant
https://www.osul.com.br/argentino-que-esta-em-navio-de-cruzeiro-em-quarentena-no-japao-e-o-primeiro-caso-confirmado-de-latino-americano-infectado-pelo-coronavirus/ Argentino que está em navio de cruzeiro em quarentena no Japão é o primeiro caso confirmado de latino-americano infectado pelo coronavírus 2020-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar