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Porto Alegre Atendimento do serviço 156 de Porto Alegre recebeu mais de 11 mil ligações na semana

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Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro.

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Na semana entre 15 e 21 de julho, o atendimento do serviço 156 da prefeitura de Porto Alegre recebeu 11.366 ligações. A maior parte (44,48% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), cartão tri social, apresentação de condutor infrator e calçadas também foram demandas significativas (22,09%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e covid.

Além disso, foram solicitadas Informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (7,89%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (5,28%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, tapa-buraco e patrolamento

WhatsApp

A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 15 e 21 de julho, a Ouvidoria recebeu 132 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. A maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto, vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada, meio ambiente e atividades econômicas; limpeza urbana, saúde e trânsito e transporte.

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