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Saúde Atendimentos psiquiátricos crescem na pandemia; veja como cuidar da sua saúde mental

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É importante organizar uma rotina para melhorar o bem-estar. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria respondida por seus médicos associados mostrou um aumento, de março para novembro de 2020, de até 25% nos atendimentos psiquiátricos e de 82,9% no agravamento dos sintomas de seus pacientes. Esse salto evidencia como a pandemia no Brasil não mexeu apenas com a rotina das pessoas, mas também com a saúde mental.

“Temos percebido que a pandemia não é apenas infecciosa, mas também é uma pandemia de saúde mental. Com tantas fatalidades decorrentes da Covid-19, a população tende a estar em um estado de alerta constante, o que tem deflagrado sintomas ansiosos e depressivos em muitas pessoas. Informar sobre saúde mental ajuda a lidar com a fragilidade emocional coletiva que o momento gera”, afirma o psiquiatra Higor Caldato, sócio-fundador da Nutrindo Ideais.

O conceito de saúde mental está ligado à maneira como uma pessoa reage a desafios, mudanças e exigências da vida e, desta forma, como consegue equilibrar suas emoções. Manter o equilíbrio emocional após mais de um ano de pandemia é fundamental para continuar passando por este momento da melhor maneira possível.

Estar munido de informações sobre como cuidar da saúde mental ajuda também a melhorar a produtividade no trabalho.

O que é saúde mental?

A saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e, consequentemente, como equilibra suas ideias e emoções. Viver é ter experiências boas e ruins, portanto podemos definir que uma boa saúde mental contempla, entre outros pontos, a habilidade de manter bem-estar e harmonia mesmo em momentos de adversidades, conflitos e diante das próprias deficiências.

A importância de manter o equilíbrio mental na pandemia

Após mais de um ano de pandemia, a saúde mental e o equilíbrio viraram fatores essenciais para a qualidade de vida. Mesmo com a esperança trazida pelas vacinas contra a Covid-19, saiba que é normal sentir-se mentalmente cansado, assim como ter momentos de tristeza e desânimo. Assim, devemos pensar na nossa saúde mental como a metáfora de um equilibrista: em algum ponto, você vai desequilibrar, mas logo retornará ao equilíbrio e continuará seguindo em frente.

Como reduzir o estresse mental trabalhando presencialmente

Proteja-se ao máximo com as medidas já conhecidas, como uso de máscara de boa qualidade (como as PFF2 ou N95), higiene constante das mãos, evitando levá-las aos olhos, boca e nariz, e fuja de aglomerações. No trabalho, se puder, procure um ambiente arejado e de preferência a 1,5m de distância dos demais. Para aliviar o estresse: evite o excesso de informação, principalmente de fontes não confiáveis, e aproxime-se virtualmente de pessoas positivas, que sejam suas referências e que lhe façam bem. Ao fim do dia, relembre coisas boas e agradeça por elas: a gratidão tem um grande impacto positivo na redução do estresse.

Como reduzir o estresse mental trabalhando em home office

Muitas vezes, a falta de um ambiente adequado para o trabalho em casa gera estresse. Organizar a rotina é fundamental: trabalhe na hora de trabalhar, descanse na hora de descansar. Monte uma rotina diária e se esforce para segui-la. Anote o que precisa ser feito dentro do expediente e estabeleça prioridades. Na medida do possível, faça as coisas mais importantes primeiro, pois, ao longo do dia, a energia vai diminuindo. Evite fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, pois isso cansa o cérebro mais rapidamente. A cada duas/três horas, faça pequenas pausas de cinco minutos.

Como montar um local de trabalho mais produtivo

Um ambiente de trabalho adequado melhora muito o bem-estar emocional, o que impacta positivamente na produtividade. Prefira ambientes mais silenciosos, com iluminação natural e boa circulação de ar. Deixe a mesa e o espaço à sua volta bem organizados — o cérebro precisa fazer um esforço maior para raciocinar em ambientes bagunçados. Se você trabalha sentado com computador, vale investir em uma cadeira confortável e, de preferência, giratória e com regulagem de altura, facilitando os movimentos e acomodação. Mantenha o monitor na altura dos olhos e o teclado um pouco abaixo da altura dos cotovelos.

Importância dos colegas de trabalho

O trabalho não está relacionado somente às atividades laborais, mas também à manutenção das relações sociais de uma pessoa. Por isso, é importante manter o contato com colegas de trabalho, mesmo com a dinâmica do home office, pois ajuda a minimizar o peso do distanciamento social. Aproveite as reuniões virtuais para ver o rosto e ouvir a voz dos seus colegas. Isto traz uma sensação maior de proximidade.

Como estabelecer uma rotina menos estressante

Corpo e mente gostam de rotina. Saber exatamente o que precisa ser feito e quando diminui o estresse. Alguns pontos são fundamentais: sono de qualidade; a prática de atividade física pelo menos três vezes por semana (procure profissionais de educação física ou treinos virtuais); uma alimentação saudável; um momento de lazer e relaxamento (que tal meditação?); e atividades “offline”. Mantenha contato virtual com pessoas amadas e separe um tempo para seu/sua companheiro(a) e filhos. Divida os afazeres domésticos pelos dias da semana e distribua tarefas entre membros da casa. Evite álcool e drogas lícitas ou ilícitas, pois seus efeitos geram uma sobrecarga no corpo e na mente, além do risco do vício.

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