Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Aumentou em 4,3% o número de passageiros transportados por avião em nosso País

Compartilhe esta notícia:

Mercado doméstico alcançou 24 milhões de passageiros entre janeiro e março. (Foto: Reprodução)

A demanda por voos domésticos cresceu 4,3% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao verificado no mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), nesta terça-feira (23). Somente em março a alta foi de 3,4% em relação ao mesmo mês de 2018.

Já a oferta doméstica de assentos avançou 3,4% no primeiro trimestre desde ano, frente os três primeiros meses de 2018. Em março, a expansão foi de 2,2%.

A taxa de aproveitamento de voos domésticos atingiu 81% em março e 82,6% no acumulado do trimestre, alta de 1,1 ponto porcentual e 0,9 ponto porcentual em relação ao ano anterior, respectivamente.

Em número de passageiros transportados, a Anac destacou que o mercado doméstico alcançou 24 milhões entre janeiro e março deste ano, cerca de 1 milhão a mais na comparação com igual etapa do ano passado.

Na abertura por empresas, a Avianca Brasil, em recuperação judicial desde dezembro, e Latam apresentaram retração da demanda por voos domésticos em março, de 7,5% e 0,7%, respectivamente. Azul e Gol, por sua vez, apresentaram crescimento de 20,1% e 3,2%.

Com isso, Gol segue em posição de liderança em voos internos, com 34,1% de participação (-0,2%), seguida por Latam, com 31,8% (-4%). Já a Azul alcançou participação de 21,2% em março, enquanto a Avianca respondeu por 12,6% da demanda doméstica.

Viagens internacionais

No mercado internacional, a demanda das empresas brasileiras subiu 10,7% no primeiro trimestre, ante igual período de 2018, enquanto a oferta cresceu 13,1%. Com isso, a taxa de ocupação caiu a 81,9%.

Somente em março, a demanda por voos internacionais das aéreas nacionais também cresceu 10,7% e a oferta avançou 11,7%, enquanto a taxa de ocupação ficou em 81,4%. Somente neste mês foram transportados 801 mil passageiros pagos em voos internacionais.

Entre as empresas, a Latam registrou crescimento de 15,3% na demanda e seguiu na liderança, com 70,9% de participação de mercado, seguida por Azul, que teve demanda 2,7% maior e atingiu 13,6% de market share. Gol anotou crescimento de 20,7% e chegou a 12,5% de participação, enquanto Avianca teve retração de 42,6% e ficou com 3% da demanda internacional.

Infraero: pagamento antecipado da Avianca 

A Infraero começou a exigir da companhia aérea Avianca Brasil o pagamento antecipado das taxas aeroportuárias para os voos programados a partir desta quarta-feira (24). A medida adotada pela estatal tem como objetivo evitar a suspensão de voos por um eventual calote da companhia.

Com a mudança, os pagamentos terão de ser feitos um dia antes do voo. Antes dessa exigência, os pagamentos eram quitados a cada 15 dias.

“Devido à crescente inadimplência com a Infraero, e de modo a permitir a continuidade das operações da Avianca Brasil na rede de aeroportos da empresa, informamos que a companhia aérea passará a operar na modalidade de pagamento antecipado para todos os voos programados a partir de 24/4/19”, informou a Infraero por meio de nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Foi um taxista que recebeu em nome do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil a propina de 3 milhões e meio de reais
Obras do Cais do Porto serão retomadas e iniciativa gera polêmica na Capital
https://www.osul.com.br/aumentou-em-43-o-numero-de-passageiros-transportados-por-aviao-em-nosso-pais/ Aumentou em 4,3% o número de passageiros transportados por avião em nosso País 2019-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar