Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Ministro da Casa Civil diz que ainda não há confirmação de que Brasil sediará Copa América

Compartilhe esta notícia:

Segundo Luiz Eduardo Ramos, decisão deve ser anunciada nesta terça (1º). Pela manhã, Conmebol anunciou competição no Brasil e agradeceu Bolsonaro por "abrir as portas" do País.

Foto: Reprodução
Autores de ações temem aumento de casos de Covid-19 durante o torneio. (Foto: Reprodução)

O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou nesta segunda-feira (31) que ainda não há confirmação de que o Brasil sediará a edição deste ano da Copa América de futebol.

O anúncio de que o Brasil foi escolhido como sede da competição foi feito mais cedo, nesta segunda, pela Conmebol. A entidade chegou a agradecer o presidente Jair Bolsonaro por “abrir as portas” do País. A competição seria na Argentina, mas foi cancelada em razão do avanço da Covid.

“Ainda não tem nada certo, quero pontuar de forma bem clara. Estamos no meio do processo. Mas não vamos nos furtar a uma demanda, caso seja possível atender”, declarou Ramos em entrevista no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro da Casa Civil, a decisão deve ser anunciada nesta terça (1º).

Logo após o anúncio da Conmebol, especialistas em saúde criticaram a escolha do Brasil em razão da pandemia. O país soma mais de 462 mil mortes por Covid, além de 16,5 milhões de casos confirmados da doença.

Sem citar nomes, Ramos disse não entender por que algumas pessoas criticaram a escolha do Brasil como sede da Copa América, uma vez que estão em andamento o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores, além dos campeonatos estaduais, que acabaram na semana passada.

Condições para o Brasil receber os jogos

Na avaliação de Luiz Eduardo Ramos, a situação do Brasil é “difícil” com a pandemia, mas o governo incluiu como condição para receber o evento todos os integrantes das delegações estarem vacinados.

Ainda de acordo com Ramos, também foram colocadas as seguintes condições:

Não haverá público nos jogos;
Serão no máximo dez seleções;
Serão permitidas até 65 pessoas por delegação.
Conforme o ministro da Casa Civil, a eventual definição das cidades-sede da Copa América será de responsabilidade da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a partir de consultas aos estados.

Após as declarações de Ramos, o secretário nacional de Esportes do governo, Marcelo Magalhães, disse que, se o Brasil for confirmado como sede da competição, o governo federal “apenas dará toda a parte de estrutura para a entrada dessas equipes no país”.

CPI da Covid

Diante do anúncio da Conmebol, o vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu que a comissão ouça o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Randolfe quer saber quais dados teriam ajudado a CBF a aceitar sediar o torneio.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), disse ser um “escárnio” o Brasil receber a competição.

Estados

Durante esta segunda, alguns governadores informaram que não aceitarão jogos em seus estados.

Para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a prioridade tem de ser o combate à pandemia. “O governo do Rio Grande do Sul não foi procurado nem pela CBF e nem pela Conmebol para tratar da Copa América. Recebemos os jogos em 2019, o que muito nos orgulha, mas, pessoalmente, entendo que seria inoportuno realizar a competição no Estado e no Brasil neste momento. Precisamos concentrar esforços no enfrentamento à pandemia e, nesse contexto, é inadequado que a competição ocorra aqui, mesmo sem público nos estádios”, disse Leite em um comunicado.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também declarou que não poderá receber partidas do torneio em razão do “atual cenário epidemiológico”. Isso porque o Estado encontra-se em um momento crítico da pandemia. No último sábado, houve recorde de novas infecções pela Covid-19. Ao todo, foram registrados 5.576 casos da doença em 24 horas. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é dramática e já atinge os 98%. Nos hospitais privados não é diferente. Cerca de 86% dos leitos estão ocupados por pacientes diagnosticados com Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

“O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana. Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”, diz nota do governo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, usou as redes sociais para fazer um comunicado na tarde desta segunda-feira no mesmo sentido. “O Rio Grande do Norte não recebeu nenhum comunicado oficial a respeito da realização da Copa América em território potiguar. Mas, apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”, escreveu.

Por outro lado, São Paulo e Bahia aceitam receber a Copa América, desde que sejam adotadas regras de controle de disseminação da Covid-19. “O governo de São Paulo não fará objeção caso a CBF defina São Paulo como um dos locais de jogos da Copa América, desde que os protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos”, disse o governo na nota.

O governador da Bahia, Rui Costa, liberou os jogos da Copa América no Estado, mas sem público. “Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá”, disse.

Politização

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) informou nesta segunda-feira que pedirá ao STF (Supremo Tribunal Federal) o cancelamento da Copa América no Brasil. “Estou entrando na Justiça contra a realização da Copa América no Brasil. Um absurdo! Trago mais informações ao longo do dia”, escreveu no Twitter.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Brasil registra, entre janeiro e abril, 64% mais mortes do que o esperado para o período, aponta levantamento
Organização internacional Human Rights Watch pede investigação independente de operação no Jacarezinho
https://www.osul.com.br/avanco-da-pandemia-faz-estados-rejeitarem-jogos-da-copa-america-no-rs-eduardo-leite-diz-que-a-prioridade-deve-ser-o-combate-a-pandemia/ Ministro da Casa Civil diz que ainda não há confirmação de que Brasil sediará Copa América 2021-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar