Sexta-feira, 14 de agosto de 2026
Por Gisele Flores | 12 de agosto de 2026
Bubalinos em pista refletem o avanço genético voltado à produção de leite.
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
O relatório anual da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) mostra que o avanço genético para produção de leite nos animais nascidos entre 2022 e 2025 foi de 15,17 quilos por ano, contra 7,01 quilos registrados entre 2015 e 2021 – uma aceleração de 116%.
O cálculo utiliza a PTA para P305, indicador que estima o potencial de transmissão genética da produção de leite em até 305 dias de lactação. “Ao reunir informações fenotípicas e genéticas, o relatório permite observar tendências ao longo do tempo e compreender os resultados da seleção realizada nos rebanhos participantes”, explica a coordenadora do programa, Gabriela Stefani.
Especialistas em agro destacam que a evolução coincide com o início do programa de avaliação genética em 2022 e reflete o uso crescente da genômica. A base analisada inclui 25 rebanhos em sete estados, com mais de 35 mil lactações registradas. Além da produção, o relatório aborda curvas de lactação, herdabilidade e diversidade genética, reforçando a importância da seleção para garantir produtividade e sustentabilidade dos rebanhos bubalinos. (Por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!