Sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de janeiro de 2016
Um avião bombardeiro dos Estados Unidos sobrevoou neste domingo (10) a Coreia do Sul, em uma demonstração de força do exército americano após o suposto teste de uma bomba de hidrogênio anunciado pela Coreia do Norte. O bombardeiro B52 Stratofortress, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para sua base.
Este tipo de avião é utilizado com frequência nos exercícios militares anuais conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, mas seus voos raramente são divulgados. O último caso havia acontecido em 2013, depois do terceiro teste nuclear norte-coreano. O exército americano utilizou na época um B52 e um bombardeiro B2. A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira (06) um teste bem sucedido da bomba H.
O anúncio do quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, mas quase todos os especialistas duvidam que a arma utilizada tenha sido uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang deseja que o mundo acredite. Várias consultas diplomáticas foram realizadas após uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que prometeu endurecer o leque de sanções já aplicadas contra a Coreia do Norte por seus testes anteriores (2006, 2009 e 2013). (Folhapress)