Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Balneário Camboriú tem 89% de crescimento no número de pessoas infectadas com coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Especialista relaciona registros de aglomerações com aumento de casos. (Foto: Reprodução de TV)

Balneário Camboriú teve aumento de 89% no casos ativos de coronavírus dias após registro de festas e praias lotadas. Segundo os números divulgados pelo governo estadual, em 5 de janeiro, a cidade tinha 216 casos ativos. Sete dias depois, são 410 pacientes em tratamento.

No entanto, a prefeitura reconhece que houve aumento, mas diz que seria de 30% na última semana, a partir dos números dos boletins municipais: em 6 de janeiro a prefeitura contabilizava 1.019 casos ativos e nesta quarta (13), 1.325.

“A Divisão de Vigilância Epidemiológica comunica o Estado sobre os novos casos e está buscando informações sobre essa desconformidade nos dados”, informou em nota a prefeitura, que disse ainda que o aumento pode também ter relação com resultados represados.

Em todo Estado, o aumento foi de 24% no número de casos ativos de covid-19 nos últimos sete dias. Em 5 de janeiro, 15.992 pessoas estavam em tratamento contra a doença no estado.

O crescimento é puxado, principalmente, pelas cidades do litoral catarinense que registraram a chegada de turistas, festas e praias lotadas no fim de ano, entre elas Balneário Camboriú e a capital.

Um especialista relaciona o crescimento dos doentes com a circulação e aglomeração de pessoas durante as festas de fim de ano no território catarinense

Segundo a prefeitura de Balneário Camboriú, para controlar a situação da pandemia na cidade as orientações, como do uso obrigatório de máscara, continuam sendo reforçadas aos moradores e turistas. As ações fiscalizatórias, que resultaram em interdições nos últimos fins de semana, também seguem sendo feitas e novos fiscais estão sendo contratados.

Em Florianópolis, o aumento de doentes em tratamento cresceu mais do que o dado estadual. Em relação ao último boletim, a cidade tem 48% casos a mais do que a semana anterior. A capital é segunda colocada no número de casos ativos, atrás apenas de Joinville, no Norte, com a maior população do Estado.

Festas

Em entrevista, o doutor em Epidemiologia e reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal, afirmou que existe relação direta entre eventos, como as celebrações de fim de ano e festas clandestinas, e o aumento de casos ativos. Conforme o especialista, a rede hospitalar também sentira efeitos.

“A primeira coisa que acontece quando a gente passa do ponto, ou seja, quando acontecem aglomerações que não deveriam, de cinco a sete dias depois começam a aumentar os casos. Porque muita gente se contamina naquele dia e muita gente contamina outras. Depois na segunda semana, começa a bombar hospitalização”, afirmou o especialista.

Balneário e Florianópolis ficam em duas das dez regiões em situação gravíssima por causa do coronavírus em Santa Catarina. Na região de saúde da Foz do Rio Itajaí, onde fica Balneário Camboriú, a ocupação geral nos leitos dos hospitais públicos está em 91,23%, segundo o governo do Estado.

Já na Grande Florianópolis a ocupação está em 75,54%. Na rede particular os reflexos também começam a ser percebidos com aumento do número de internados por causa da doença.

Na manhã desta quarta, dos nove hospitais públicos da região Norte, havia leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o tratamento da covid-19 apenas no Hospital Municipal São José, em Joinville.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério da Saúde diz que a vacinação começa quando as doses chegarem às capitais
Bolsonaro discute com ministro da Economia demissão do presidente do Banco do Brasil
https://www.osul.com.br/balneario-camboriu-tem-89-de-crescimento-no-numero-de-pessoas-infectadas-com-coronavirus/ Balneário Camboriú tem 89% de crescimento no número de pessoas infectadas com coronavírus 2021-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar