Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre necessita de doadores para reposição do estoque

Compartilhe esta notícia:

Procedimento também pode ser realizado em outras instituições do Rio Grande do Sul. (Foto: Itamar Aguiar/Arquivo SES)

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre precisa de doações de sangue de todos os tipos, a fim de repor os estoques em uma instituição com alta demanda de pacientes, muitos deles atendidos em estado grave após acidentes. Solicita-se que o voluntário agende o comparecimento por meio do whatsapp (51) 3289-7658. O acesso é feito pela avenida Venâncio Aires nº 1.116 (bairro Santana).

Com capacidade para receber 16 a 20 colaboradores por dia, o departamento funciona de segunda a sextas-feiras, das 8h ao meio-dia. Após a coleta, cada componente do material é rigorosamente testado. Passa, ainda, por processamento sob responsabilidade do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs).

Exigências ao doador

– Apresentar documento oficial com foto.

– Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização da mãe, pai ou outro responsável).

– Pesar ao menos 50 quilos.

– Dispor de boa condição geral de saúde.

– Não estar sob jejum.

– Ter dormido no mínimo seis das últimas 24 horas.

– Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).

– Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis através do sangue.

– Não ser usuário de drogas ilícitas injetáveis. Se tabagista, não fumar no período de duas horas antes da doação.

Outras instituições

Além do Pronto Socorro, outros hospitais da capital gaúcha contam com seus próprios bancos de sangue. Dias, horários, telefones de contato e outros detalhes devem ser consultados diretamente junto a cada instituição.

No Hospital de Clínicas (rua São Manoel nº 543, bairro Santa Cecília, a poucas quadras do HPS), a doação é importante para garantir os estoques necessários à realização de transfusões, cirurgias e transplantes, dentre outros procedimentos. Doadores podem se dirigir ao local de segunda a sexta-feira (8h-17h) ou aos sábados pela manhã.

Há também o Hemocentro (avenida Bento Gonçalves nº 3.722, bairro Partenon), que atende por ordem de chegada mas permite agendamento pelo whatsapp (51) 98405-4260 ou por meio do site saude.rs.gov.br (acessar página “Carta de Serviços”). O telefone de contato é (51) 3336-6755.

Já no Interior do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) conta com hemocentros em diversas cidades. A lista inclui Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre), Bagé e Alegrete (ambas na Fonteira-Oeste), Caxias do Sul (Serra Gaúcha), Tramandaí (Litoral Norte), Santa Maria (Região Central), Passo Fundo (Norte), Pelotas (Sul), Parobé (Vale do Paranhana), Frederico Westphalen, Cruz Alta e Santa Rosa (as três na Região Noroeste). Saiba mais em estado.rs.gov.br/ses.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Xi Jinping diz a Lula que apoia a soberania do Brasil e que países darão exemplo de autossuficiência juntos
Banco Central informa que brasileiros ainda têm mais de R$ 10 bilhões “esquecidos” em instituições financeiras
https://www.osul.com.br/banco-de-sangue-do-hospital-de-pronto-socorro-de-porto-alegre-precisa-repor-estoques/ Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre necessita de doadores para reposição do estoque 2025-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar