Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2020
Os bancos estão em uma verdadeira cruzada para atrair clientes e não clientes a cadastrarem suas chaves Pix. Sorteio de prêmios de até R$ 1 milhão, isenção de tarifas para empresas, anuidade de cartão de crédito gratuita são as “iscas” para fisgar o consumidor. A lógica é simples: quanto mais gente cadastrada com as melhores chaves (CPF, e-mail ou número de celular), maior o número de transações.
“Os bancos estão investindo nas estratégias de relacionamento. Estão lutando pelas melhores chaves, que são únicas. O cliente só pode cadastrar o CPF em um banco, por exemplo. Então, se esta for a chave de maior identificação com o usuário, ela tende a gerar mais transações”, diz Diego Perez, diretor executivo da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).
Para pessoas físicas, o Pix será gratuito para transferências e pagamentos com QR Code, por exemplo. Mas os bancos poderão cobrar tarifas das empresas. Segundo o Banco Central (BC), as instituições financeiras também pagarão uma taxa pelo uso do novo sistema. A cada dez transações pelo Pix, bancos e fintechs pagarão R$ 0,01, a título de “recuperação de custos operacionais”.
No futuro, saques
Por enquanto, as instituições financeiras estão isentando as companhias das tarifas, mas isso será por tempo limitado. Empresas e até pessoas físicas devem ser cobradas quando forem lançadas novas funcionalidades do Pix, como o saque de dinheiro, previsto para 2021. Os bancos ainda não definiram as tarifas.
“O Pix não vai se limitar à transferência de recursos, e o céu é o limite em termos de funcionalidades. Os bancos cobrarão taxas, mas terão a concorrência de bancos digitais e fintechs”, diz o economista João Augusto Salles, estrategista em renda variável da Senso Corretora.
Até as 18h de segunda-feira (16), segundo o BC, houve 1 milhão de transações, no total de R$ 777,3 milhões. Alguns usuários se queixaram nas redes sociais de espera por horas para fazer uma transferência, que seria feita em 10 segundos.
“A inovação não para. O Pix não para aqui. A gente pode falar de cashback, de pagamentos programados, coisas que virão pela frente”, disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, usando o termo cashback para se referir, na verdade, a saques no comércio.
No Itaú Unibanco, empresas que cadastrarem seu CNPJ como chave Pix em novembro terão isenção de tarifas nos três primeiros meses — mas apenas aquelas com faturamento de até R$ 30 milhões anuais, no limite de 200 transações no período.
Os clientes Rede (a empresa de maquininhas do Itaú) terão seis meses de isenção de tarifas nas vendas com o Pix.
Passados os três meses, ou o limite de 200 transações, as empresas terão de pagar por alguns tipos de pagamentos e recebimentos. O valor das tarifas, porém, dependerá do relacionamento da companhia com o banco. Permanecem gratuitos os pagamentos por QR Code e recebimentos via transferências.
A estratégia do Banco do Brasil será sortear até R$ 700 mil, divididos em 237 prêmios. Serão 24 sorteios de R$ 5 mil, três de R$ 50 mil e um de R$ 100 mil.
Cada chave Pix dará direito a números para concorrer aos sorteios. Todos os clientes pessoa jurídica terão isenção, por três meses, de tarifas nos pagamentos dentro do Pix efetuados pelo BB Digital PJ e Mobile PJ, bem como quando receberem por meio do QR Code.
No Santander, quem cadastrar CPF e celular no Pix ganha dez dias sem juros, mensalmente, no cheque especial. O benefício será suspenso se o cliente transferir os dados para outro banco.
Serão ainda sorteados dois prêmios de R$ 1 milhão, um para pessoa jurídica e o outro para pessoa física. E o cartão de crédito SX dará isenção de anuidade a quem cadastrar CPF e celular como chaves Pix. Para empresas, o banco ainda não definiu as tarifas.
E se o Santander fez uma campanha publicitária estrelada pela atriz Ana Paula Arósio, o Bradesco adotou o campeão mundial de surfe Gabriel Medina como garoto-propaganda do Pix.
O Bradesco, porém, não está fazendo nenhuma promoção para atrair clientes. A Caixa também decidiu não fazer promoções.