Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de fevereiro de 2016
Um luxuoso banheiro construído para atender às exigências da princesa da Tailândia, Maha Chakri Sirindhorn, causou um escândalo no sul da Ásia. A princesa visita o Camboja por três dias para inaugurar um centro de saúde e participar de um jantar com o rei Norodom Sihamoni.
Maha teve à sua disposição um banheiro que custou 40 mil dólares (cerca de 158 mil reais), construído especialmente para ela. As instalações estavam localizadas nas imediações do lago Yeak Lom, na província de Retanakiri, onde a princesa cumpriu duas horas de compromissos oficiais.
Mas a construção desse “luxo” provocou indignação nos moradores, que reclamaram de tamanho investimento em um banheiro quando a população tem necessidades mais urgentes – mais de 60% da população rural cambojana não tem acesso a saneamento básico.
Para aumentar a polêmica, a imprensa local noticiou que a princesa sequer usou o banheiro durante a visita, apenas fotografou-o. Autoridades alegam, porém, que a infraestrutura foi desmontada e que seus custos foram bancados pela família real tailandesa. (AG)