Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Barulho em excesso nos estádios de futebol pode causar danos à audição

Compartilhe esta notícia:

Uso de artefatos pode agravar problemas auditivos nos estádios de futebol (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O barulho da torcida nas arquibancadas pode representar apenas um simples agrupamento de pessoas torcendo pelo mesmo time, mas, na realidade, as partidas de futebol podem representar um grave risco para os ouvidos de quem está presente. O nível de ruído durante um confronto pode chegar a 115 decibéis (o equivalente ao barulho provocado pelas turbinas do avião), transformando o que antes era festa em consequências desagradáveis ao torcedor.

Para aqueles que têm o hábito de frequentar estádios de futebol, Isabela Carvalho, especialista em audiologia, recomenda que mantenham uma distância mínima de 10 metros de aglomerações barulhentas. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso pode trazer irritação, choro e elas podem sair do estádio com zumbido nos ouvidos, sem que os pais percebam. De acordo com normas reguladoras de segurança e saúde do Ministério do Trabalho, um indivíduo exposto a uma intensidade de som de 115 decibéis, por apenas sete minutos, já pode sofrer danos à audição. A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a diversos graus de perda auditiva, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

Há ainda os torcedores que costumam soltar fogos e rojões dentro ou ao redor dos estádios, ou mesmo em outros locais de concentração, para comemorar a vitória do time. O alerta para eles é ainda maior. A manipulação desses artefatos pode causar, além de queimaduras, danos irreversíveis à audição.

tags: futebol

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Espetáculo musical “Tennessee” encerra temporada no domingo
Liberdade nas redes sociais não garante debate de ideias
https://www.osul.com.br/barulho-em-excesso-nos-estadios-de-futebol-pode-causar-danos-a-audicao/ Barulho em excesso nos estádios de futebol pode causar danos à audição 2019-04-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar