Domingo, 03 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Bioinsumos são incentivados nos diversos sistemas de produção

Compartilhe esta notícia:

Um painel sobre bioinsumos foi realizado na Expointer Digital

Foto: Leomar Pereira/Divulgação
Painel sobre bioinsumos foi realizado na Expointer Digital. (Foto: Leomar Pereira/Divulgação)

A busca por uma alimentação mais saudável tem provocado mudanças e incentivado o resgate de sistemas de produção antigos, tradicionais, tornando-os mais sustentáveis. Nesse sentido, a redução do uso de agrotóxicos, inclusive na perspectiva da transição, é uma realidade e, nesse contexto, os bioinsumos são incentivados no Brasil, especialmente a partir de maio deste ano, quando foi instituído o Programa Nacional de Bioinsumos.

“Importante destacar que avanços nas pesquisas também estão acontecendo”, avaliou o engenheiro agrônomo Gervásio Paulus, que é mestre em Agroecossistemas e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, que participou do painel Bioinsumos – Potencialidades e Perspectivas para a Agricultura, realizado na tarde de sábado (03) durante a Expointer Digital 2020.

Para o diretor técnico da Emater-RS, Alencar Rugeri, o momento de transformação vivido pela sociedade leva à agricultura a responsabilidade pela sustentabilidade. “A agricultura já teve como foco a produtividade, agora devemos nos adequar e garantir a sustentabilidade dos processos produtivos também na agropecuária”, analisou, ao defender a capacitação constante do agricultor, para que tenha acesso a informações e seja sensibilizado para as mudanças.

O Programa Nacional de Bioinsumos propõe ampliar e fortalecer o segmento de insumos de base biológica, ofertando tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma gama de bioinsumos aplicados à nutrição do solo, ao controle de pragas, parasitos e doenças, aos tratos culturais e zootécnicos e à otimização de produtos e processos relacionados à pós-colheita e à agroindústria.

Essa política pública envolve Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Embrapa e três representantes da sociedade civil, como a Emater/RS-Ascar, que presta assistência técnica e extensão rural e social aos agricultores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Prefeitura do Rio vai liberar rodas de samba
Genro suspeito de assassinar sogra em Passo Fundo, no Norte do RS, deve se apresentar à polícia
Pode te interessar