Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro sobrevoa ato de apoiadores na Esplanada dos Ministérios e vai ao Planalto cumprimentar manifestantes que criticam o Supremo

Compartilhe esta notícia:

Antes de caminhar na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro sobrevoou a manifestação. (Foto: Reprodução Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a Esplanada dos Ministérios, onde ocorreu uma manifestação de apoiadores do governo na manhã deste domingo (31).

Bolsonaro esteve a bordo de um helicóptero e acenou para os manifestantes. Ele chegou a fazer uma transmissão ao vivo do sobrevoo em sua página no Facebook. Concentrados na Praça dos Três Poderes, os manifestantes também acenaram e empunharam celulares na tentativa de registrar a presença do presidente.

O trajeto entre o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, e o Palácio do Planalto é curto e pode ser feito em aproximadamente seis minutos por via terrestre.

Os manifestantes chegaram à Esplanada a pé e de carro. Pessoas ficaram aglomeradas na grade em frente ao Palácio do Planalto, contrariando orientações de autoridades sanitárias para manter distanciamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus.

As pessoas foram revistadas por seguranças, munidos com detectores de metal, na expectativa de que o presidente compareça ao Planalto, como ocorreu em outras manifestações.

Parte dos presentes usava máscara no rosto, como orientado por autoridades sanitárias, mas muitas pessoas também estavam sem a proteção. O uso da máscara é obrigatório em espaços públicos no Distrito Federal desde 30 de abril.

Os apoiadores do presidente voltaram a pedir intervenção militar na manifestação. “Intervenção militar” é o que diz uma das faixas carregadas pelos manifestantes. Há ainda uma bandeira que pede “intervenção no STF”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido alvo de ataques por parte de Bolsonaro e seus apoiadores após a Corte ter autorizado o cumprimento de mandados de busca e apreensão tendo como alvo bolsonaristas. Eles são investigados no inquérito das “fake news”.

Cumprimentos e cavalaria

Após passar aproximadamente meia hora cumprimentando os manifestantes que se aglomeravam na frente do Planalto, Bolsonaro montou em um cavalo da Polícia Militar. Deu uma volta na frente do Planalto, em direção aos manifestantes, e retornou ao comboio de veículos presidenciais, para em seguida deixar a manifestação.

A segurança do Congresso Nacional e do STF foi reforçada, para evitar atos de depredação contra seus prédios. Em frente ao Congresso, aproximadamente dez viaturas da Polícia Militar ficaram monitorando a manifestação.

O ato novamente gerou aglomerações desaconselhadas pelas autoridades de saúde devido à pandemia do coronavírus. Em frente ao STF, manifestantes exibiram faixas criticando atos de “censura” realizados pela corte, na semana em que o ministro Alexandre de Moraes determinou busca e apreensão contra blogueiros bolsonaristas sob suspeita de disseminação de fake news e ataques aos ministros.

Também havia faixas em defesa da intervenção militar. “Censura e tirania no Brasil não”, dizia uma das faixas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Superior Tribunal de Justiça obriga uma mãe a prestar contas de pensão alimentícia
A Casa da Moeda garante que não faltará papel para imprimir dinheiro no Brasil
https://www.osul.com.br/bolsonaro-sobrevoa-manifestacao-de-apoiadores-na-esplanada-dos-ministerios-e-vai-ao-planalto-cumprimentar-manifestantes-que-criticam-o-supremo/ Bolsonaro sobrevoa ato de apoiadores na Esplanada dos Ministérios e vai ao Planalto cumprimentar manifestantes que criticam o Supremo 2020-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar