Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bombardeio ordenado por Donald Trump mata o principal general iraniano

Compartilhe esta notícia:

Qassem Soleimani era o chefe da Guarda Revolucionária do Irã

Foto: Divulgação
Qassem Soleimani era o chefe da Guarda Revolucionária do Irã. (Foto: Divulgação)

Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país, morreu em um ataque aéreo dos Estados Unidos na quinta-feira (02), em Bagdá, no Iraque.

O Pentágono confirmou o bombardeio e disse que a ordem partiu do presidente Donald Trump. Em nota, o órgão culpou Soleimani por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta sexta-feira (03) que a morte de Soleimani irá dobrar a motivação da resistência contra os EUA e Israel. “Todos os inimigos devem saber que a jihad de resistência continuará com uma motivação dobrada, e uma vitória definitiva aguarda os combatentes na guerra santa”, disse Khamenei em comunicado divulgado pela TV, no qual pediu três dias de luto nacional.

O presidente iraniano Hassan Rouhani disse que agora o país estará mais determinado a resistir aos EUA e prevê vingança. “O martírio de Soleimani tornará o Irã mais decisivo para resistir ao expansionismo americano e defender nossos valores islâmicos. Sem dúvida, o Irã e outros países que buscam a liberdade na região se vingarão”, afirmou Rouhani.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou também em uma rede social que a morte de Soleimani é um “ato de terrorismo” dos EUA “extremamente perigoso e uma escalada tola”.

O bombardeio ocorreu no aeroporto internacional de Bagdá e matou também Abu Mahdi al-Muhandis, chefe das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irã, e pelo menos mais cinco pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba quem é o general iraniano morto pelos Estados Unidos no Iraque
O Líbano recebeu um pedido de prisão da polícia internacional contra o brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault e da Nissan
https://www.osul.com.br/bombardeio-ordenado-por-donald-trump-mata-o-principal-general-iraniano/ Bombardeio ordenado por Donald Trump mata o principal general iraniano 2020-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar