Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil deve reduzir sua população para menos de 180 milhões de habitantes até o ano 2100

Compartilhe esta notícia:

Contingente atual é estimado em cerca de 212 milhões de pessoas no País. (Foto: EBC)

Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta que a população brasileira deverá ser inferior a 180 milhões de habitantes no final deste século. O contingente atual é de aproximadamente 212 milhões.

No estudo, intitulado “Projeções Populacionais Por Idade e Sexo Para o Brasil até 2100”, as pesquisadoras Gabriela Bonifácio e Raquel Guimarães utilizaram diferentes métodos, cuja combinação permitiu obter dados plausíveis para subsidiar projeções econômicas e atuariais.

O extenso período abrangido (90 anos a partir de 2010) não é uma prática frequente em análises desse tipo. Para elaborar o estudo, as pesquisadoras partiram de três cenários. No primeiro, considerou-se a hipótese de continuidade das tendências de projeção realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

– Saldos migratórios próximo de zero no País nos próximos anos;

– Níveis da fecundidade diminuindo para 1,66 filho por mulher;

– Continuidade da queda dos níveis de mortalidade;

– Aumento da longevidade da população brasileira.

No segundo cenário, chamado de “choque”, a fecundidade cai para níveis abaixo daqueles previstos pelo IBGE, o mesmo ocorrendo com a mortalidade. O resultado desse fenômeno é uma expectativa de vida maior que o previsto. A migração foi mantida com o mesmo comportamento estimado para o primeiro cenário.

Por fim, as pesquisadoras consideraram um cenário de fecundidade constante. Assim, as taxas de fecundidade projetadas pelo IBGE foram mantidas em boa parte do período analisado, e as taxas de mortalidade e migração são as mesmas daquelas empregadas no primeiro cenário de projeção.

Essas premissas resultaram em três possíveis projeções populacionais, distintas quanto à composição por sexo e grupos de idade e com diferentes impactos para o regime previdenciário.

“Os exercícios de projeção populacional envolvem tarefas complexas, que devem levar em consideração um conjunto de elementos demográficos, econômicos, políticos e sociais para serem desenvolvidas com qualidade. Daí que obter projeções totalmente corretas é muito difícil e torna-se ainda mais complicado na medida em que diminui o tamanho da localidade”, pondera o texto.

Faixa etária

Apesar das ressalvas, os três cenários indicam que a população brasileira irá diminuir. As previsões sugerem que o país terá, em 2100, um contingente populacional inferior ao de 2010, de aproximadamente 194 milhões de pessoas. A diferença entre os cenários está no ritmo com que esse declínio populacional ocorrerá.

As taxas de crescimento mostram que, no primeiro cenário, a população do Brasil apresentará crescimento negativo a partir de 2050, ocorrendo o mesmo no terceiro cenário. De fato, os resultados para esses dois cenários são bastante parecidos. A diferença ocorre no ritmo da redução populacional.

No cenário de choque, contudo, segundo a pesquisa, a taxa de crescimento torna-se negativa já a partir de 2040. Isso se deve ao fato de que a fecundidade projetada declinará a um nível extremamente baixo e com um ritmo de queda mais acentuado que nos outros cenários.

O estudo observa, ainda, uma mudança considerável na estrutura etária do país. Indica uma perda do peso relativo dos mais jovens (até 15 anos), e aumento do peso relativo dos idosos (acima de 65 anos), em todos os cenários.

Nos dois primeiros cenários, os mais jovens representarão, em 2100, aproximadamente apenas 13% da população, ao passo que os idosos, cerca de 30%. É o oposto do que ocorria em 2010, início da projeção. No cenário de choque, onde o processo de envelhecimento é mais rápido e acentuado, os mais jovens serão, em 2100, 9% do total da população brasileira e os idosos, 40%.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Empresas e entidades pedem que o governo brasileiro adote metas ambientais mais ousadas
Mantida na Justiça Federal ação contra esposa de desembargador denunciado por corrupção
https://www.osul.com.br/brasil-deve-diminuir-sua-populacao-para-menos-de-180-milhoes-de-habitantes-ate-o-ano-2100/ Brasil deve reduzir sua população para menos de 180 milhões de habitantes até o ano 2100 2021-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar