Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Brasil está melhor que outros países rebaixados, diz agência de risco

Compartilhe esta notícia:

Mauro Leos, analista da agência Moody’s. (Reprodução)

O Brasil tem mostrado clara fraqueza econômica mas ainda está em melhor forma do que países que perderam recentemente o grau de investimento, disse nessa terça-feira o analista da agência de riscos Moody’s Investors Service Mauro Leos.

Ele afirmou, em conferência organizada pelo Conselho das Américas, em Nova York (EUA), que a Moody’s espera que a recessão no País se prolongue até o próximo ano. Segundo Leos, após 2017, existe uma chance de o Brasil se estabilizar com crescimento de cerca de 2% e superávit primário em torno de 2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Isso poderia marcar o surgimento de um “Brasil diferente, esperançosamente, um Brasil mais estável, mesmo com crescimento menor”, disse.

Seus comentários vêm duas semanas depois de a Standard & Poor’s rebaixar o País e retirar seu grau de investimento, pondo os investidores em alerta para um segundo movimento, potencialmente mais danoso, de outra agência. O Brasil ainda possui grau de investimento pelas outras duas agências de risco internacionais, a Ficth e a Moody’s.

O receio de que o País perdesse o grau de investimento – espécie de selo de bom pagador e “porto seguro” para investidores – influenciou a tendência de alta do dólar e de queda da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) nos últimos meses.

Grau de investimento

É uma espécie de selo de qualidade que assegura aos investidores um menor risco de calotes. A partir da nota de risco que determinado país recebeu, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido com a instabilidade econômica local. O Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s em 2008. Em 2009, conquistou a classificação pela Moody’s. (AG)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dólar fecha acima de 4 reais pela primeira vez na história
Entre grandes países emergentes, só Brasil e Índia não queimaram reservas em 2015
https://www.osul.com.br/brasil-esta-melhor-que-outros-paises-rebaixados-diz-agencia-de-risco/ Brasil está melhor que outros países rebaixados, diz agência de risco 2015-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar