Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2022
Nesta quinta-feira (24), a Seleção Brasileira faz sua estreia na Copa do Mundo do Catar. A equipe de Tite inicia a busca pelo hexacampeonato da competição em jogo contra a Sérvia, no Estádio Lusail, pelo Grupo G. A partida está marcada para as 16h (horário de Brasília). A expectativa é de uma equipe ofensiva em campo, com ataque formado por Neymar, Raphinha, Vini Júnior e Richarlison.
Assim como na primeira fase da edição de 2018 do torneio (Rússia), o Brasil está no mesmo grupo do adversário desta quinta. Na ocasião, o confronto entre as duas equipes foi realizado na última rodada, com vitória de 2 a 0 para a Canarinho.
Dos titulares daquela partida, apenas cinco foram novamente convocados: Alisson, Thiago Silva, Casemiro, Gabriel Jesus e Neymar. Esse número aumenta para nove se contarmos os jogadores quem não entraram em campo: Ederson, Marquinhos, Fred e Danilo.
De lá para cá, houve outras mudanças: Marquinhos se tornou titular absoluto, Fred virou um dos homens de confiança do técnico Tite e Gabriel Jesus perdeu a camisa 9. Já Alisson, Danilo, Thiago Silva, Casemiro e Neymar mantiveram o nível e a condição de “intocáveis”, enquanto Ederson permaneceu como segundo goleiro.
Por ter feito o ciclo completo para a atual Copa, o treinador teve tempo para testar e renovar a Seleção. Ao todo, são 16 estreantes em Mundial, número inflacionado pelo aumento de jogadores convocados, passando de 23 para 26 atletas. Dentre eles, Alex Sandro, Lucas Paquetá, Raphinha e Richarlison despontam como as principais novidades neste novo encontro com a Sérvia.
O adversário da estreia vive grande fase e chega ao torneio depois de deixar para trás um grupo que tinha Portugal, que só conseguiu sua vaga na repescagem. Empolgado com uma grande geração, o time de Dragan Stojkovic conta com nomes como Vlahovic e Mitrovic no ataque.
Escalações
A provável escalação do Brasil para o jogo é formada por: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Júnior.
Os sérvios devem começar a partida com: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Stefan Mitrovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Kostic e Tadic; Jovic e Vlahovic.
A arbitragem é composta pelo trio iraniano Alireza Faghani, Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli. O senegalês Maguette Ndiaye será o árbitro de vídeo (VAR).
A transmissão será pela Rede Globo, SporTV, Globoplay, Fifa+ e CazéTV.