Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Brasil tem 25 milhões de imunizados contra covid

Compartilhe esta notícia:

A aplicação ocorre em 12 unidades de saúde e um drive-thru. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O Brasil superou ontem os 25 milhões de habitantes (12% da população) totalmente imunizados contra a Covid-19, ou seja, que receberam duas doses de vacinas. No total, foram mais de 94 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha nacional de imunização, em 17 de janeiro, em cerca de 69 milhões de brasileiros (32,8% do total). Nesta sexta, o país atingirá um terço de toda a população com ao menos uma dose.

Aumento será rápido
As primeiras 1,5 milhão de doses da Janssen, que requer só uma dose para imunização total, começam a ser aplicadas nesta sexta (25).

Quarto maior
O Brasil é o quarto país a mais aplicar vacinas no mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia, os maiores produtores de imunizantes.

No G20
Entre os membros do G20, o Brasil é 12º país que proporcionalmente mais aplicou doses, à frente da Argentina, Coreia, Japão, Rússia etc.

Campanha de sucesso
As vacinas aplicadas pelo Brasil seriam suficientes para dar uma dose a todos os habitantes em 180 dos 195 países no mundo.

Roubo de cabos afeta 6,7 milhões de brasileiros
O ano de 2020 registrou alta de 34% no número de pessoas que tiveram algum serviço de telecomunicação prejudicado pelo roubo de cabos; cerca de 6,7 milhões de brasileiros. A prática criminosa foi responsável pelo sumiço de 4,6 milhões de metros desses cabos ao longo do ano passado, quando a economia do País teve de recorrer ao teletrabalho para sobreviver e superar a grave crise provocada pela pandemia.

Consumidor que sofre
Como no ramo da energia e água, perdas com roubo são milionárias e o consumidor é punido com serviço pior e mais caro para cobrir prejuízos.

Roubo por hora
Segundo a Conexis Brasil Digital, foram cerca de 96 mil ocorrências de roubos registradas apenas no ano passado. São, em média, 11 por hora.

Continente brasileiro
Para efeitos de comparação, o número de consumidores afetados pelo roubo de cabos equivale a cerca de duas vezes a população do Uruguai.

Avanço rápido
Na quarta foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses de vacinas, segundo dados do Ministério da Saúde. A média de vacinação diária em junho subiu a 1,06 milhão, quase o dobro do mês de maio (684 mil/dia).

Vacinas por marcas
Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram distribuídas pouco mais de 128 milhões de doses de vacinas aos governos estaduais. Entre as mais de 94 milhões de doses aplicadas, 47,8% são Butantan/Coronavac, 46,4% são Fiocruz/AstraZeneca e 5,7% da Pfizer/Biontech.

Dívida em queda
Análise feita pela Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, revelou que a dívida pública bruta deve cair de 88,8% para 85,6% da economia este ano, com alta impressionante de 12,6% do PIB nominal.

Processo
Há 16,1 milhões de doses de vacinas no processo de entrega pelos governos estaduais a municípios para a aplicação, segundo o portal de acompanhamento da vacinação contra a Covid do Ministério da Saúde.

Sem consistência
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu parecer afirmando que usar informações da Abin para ‘background check’ de nomeações para cargos públicos é inconstitucional. Nada falou da devassa na vida de pessoas que viraram “investigadas” pela CPI antes mesmo de deporem.

Ao sabor do vento
A venda da refinaria RLAM, na Bahia, mostra a hipocrisia da pelegada. O problema antes era o valor. Agora, o sindicato foi ao Cade alegar que a venda vai gerar monopólio privado e elevar o preço dos combustíveis.

Photo-op sombria
Sem força, ou votos, a oposição não perde a oportunidade de uma foto para as redes sociais. Cerca de 20 deputados se aglomeraram no plenário da Câmara esta semana para foto com cruzes nas mãos.

Brasil paralelo
O serviço público não contribuiu com um centavo sequer para o Brasil enfrentar a pandemia que deixou milhões de desempregados no país, mas agora, mais de 100 entidades sindicais não tiveram problema em gastar milhares de reais em protesto contra… a reforma administrativa.

Pensando bem…
… já houve época em que maioria no STF era motivo de preocupação para investigados.

PODER SEM PUDOR
Sem intimidades
No final de 1964, o então coronel que mais tarde seria o célebre brigadeiro João Paulo Burnier, assumiu o comando da Base Aérea de Santa Cruz. Chefe rigoroso, era muito temido por todos. Certa vez, numa sexta-feira, ligou para o Oficial de Dia, tenente Tomaz: “Tenente, soube que amanhã haverá sessão de cinema na Base. Qual será o filme?”, perguntou. O tenente, nervoso, respondeu com a voz trêmula: “‘Eu, Você e o Destino’”. O comandante Burnier não entendeu direito: “O quê?”
Para evitar intimidades, o tenente se apressou em corrigir: “O filme é ‘Eu, o Senhor e o Destino’…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Um terço do Brasil deve estar vacinado até sexta
Pesquisa pró Lula já nasce sob crise de identidade
Deixe seu comentário
Pode te interessar