Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Brasileiro de 25 anos morre em combate na guerra na Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

Felipe de Almeida Borges foi atingido por um drone.

Foto: Clarice Batista de Almeida/Arquivo pessoal
Felipe de Almeida Borges foi atingido por um drone. (Foto: Clarice Batista de Almeida/Arquivo pessoal)

Um homem de 25 anos, natural de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, morreu em combate na guerra na Ucrânia. A mãe, Clarice Batista de Almeida, disse que Felipe de Almeida Borges foi atingido por um drone na primeira missão em dezembro. A morte foi informada a ela no sábado (17). Clarice contou que o filho embarcou de São Paulo para Madrid, na Espanha, no dia 19 de novembro, com a justificativa de que iria viajar. A previsão de retorno para o Brasil, segundo a mãe, era no dia 1º de dezembro. Contudo, a mãe soube por amigos dele sobre o alistamento do filho na guerra.

Felipe, conforme Clarice, foi convencido a se alistar mediante a promessa de pagamento de R$ 25 mil mensal e evitava falar com ela sobre o dia a dia no treinamento, uma vez que acreditava que a mãe ficaria preocupada e abalada com as notícias sobre a guerra. Diante disso, Clarice relatou que a última vez que conversou com o filho foi dia 9 de dezembro, quando o jovem avisou ao irmão que iria ao campo de batalha. No dia seguinte, ficou incomunicável.

No sábado, a irmã de Felipe soube da morte do jovem, após ser procurada por um amigo dele, que mantinha contato com um comandante da guerra. “O meu chão se abriu e eu comecei a ver ela desmaiando”, contou a mãe.

De acordo com a irmã, Felipe ficou gravemente ferido ao ser atingido por um drone. Agora, a família busca alternativas para a possibilidade do translado do corpo. No entanto, Felipe atuou na linha de frente da batalha e, por isso, o corpo ainda não foi resgatado.

“O Felipe está morto desde dezembro. O Felipe não ficava o dia inteiro sem mandar mensagem, ele sabia a mãe preocupada que ele tinha. Ele foi para servir a uma guerra que não é dele. Ele pensou que dará uma vida melhor para a mulher dele e montar o próprio negócio dele. Mas, ele foi e morreu lá. Nada mais do que justo eles mandarem o meu filho de volta”, lamentou Clarice.

Ataque russo

Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um ataque massivo de drones russos na Ucrânia durante a noite de domingo (18), disse o presidente Volodymyr Zelensky. Isso acontece enquanto negociadores dos Estados Unidos e da Ucrânia discutem um plano pós-guerra na mais recente rodada de negociações de paz.

A Rússia intensificou uma campanha de ataques ao sistema energético ucraniano durante o inverno, ao mesmo tempo que realiza uma ofensiva no campo de batalha, enquanto os ucranianos enfrentam a pressão dos EUA para garantir um acordo. Zelensky disse que as regiões de Sumy, Kharkiv, Dnipro, Zaporizhzhia, Khmelnytskyi e Odessa foram alvos de um ataque que incluiu mais de 200 drones. Os militares afirmaram que 30 ataques foram registrados em 15 locais.

Uma pessoa morreu na segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, disse o prefeito Ihor Terekhov, que nos últimos dias relatou danos significativos às instalações de energia locais como resultado dos ataques russos. (Com informações dos portais de notícias CNN Brasil e g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Banco Central informa que o Pix opera normalmente após instabilidade
Zagueiro Kannemann sente lesão e desfalca o Grêmio
https://www.osul.com.br/brasileiro-de-25-anos-morre-em-combate-na-guerra-na-ucrania/ Brasileiro de 25 anos morre em combate na guerra na Ucrânia 2026-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar