Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de agosto de 2020
Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas
Foto: ReproduçãoComo apelo aos gaúchos para colaborarem com a reposição dos bancos de sangue de hospitais no Estado, que sofreram baixa nos estoques nesse período de pandemia de coronavírus, a BM (Brigada Militar) reforça para toda a corporação a Campanha Sangue Brigadiano.
A iniciativa é uma ação permanente que incentiva policiais militares a realizarem doações. Além da menor circulação de pessoas provocada pelo distanciamento social, o inverno contribui para deixar ainda mais crítica a situação nos hemocentros. Durante a estação, com a queda na temperatura e dias chuvosos, já costuma haver redução nos estoques e crescimento na demanda. O cenário de baixa ficou mais grave com a pandemia.
Conforme a Portaria nº 615/EMBM/2015, que regula a prática na BM, basta o policial militar solicitar autorização ao comandante do pelotão ou chefe da seção em que estiver lotado. Quando destinada a familiares, o ato é autorizado de plano. Nos demais casos, é feita apenas uma análise de conveniência para que a dispensa na data da doação não prejudique o serviço de policiamento – o dia é considerado como de efetivo trabalho.
Para preservar a saúde física dos militares, tendo em vista a natureza das atividades, são permitidas até três doações voluntárias de sangue por ano, exceto nos casos em que se destinar a familiares.
A Campanha Sangue Brigadiano, além dos militares estaduais, procura incentivar outros cidadãos que possam contribuir para recuperar os estoques nos bancos e hospitais do RS. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul