Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de março de 2025
O tradicional evento acontece na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim.
Foto: César Lopes/PMPAO Brique da Redenção, em Porto Alegre terá uma programação especial em comemoração ao seu 47º aniversário. Neste domingo (16), as festividades começam às 10h30, e no próximo (23), às 9h. Estão previstas homenagens, apresentações musicais e de dança, além do clássico desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil RS.
O tradicional evento acontece na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim. Todas as atividades são gratuitas.
Criado em 1978 por profissionais do ramo de antiquários, o Brique funciona desde 1982 na extensão da avenida José Bonifácio. Fundada como uma feira a céu aberto, teve inspiração no Mercado de Pulgas, de Montevidéu, e também na Feira de San Telmo, de Buenos Aires. Em 2005, foi sancionada a lei que declara o Brique da Redenção patrimônio cultural do Estado. O maior segmento de expositores na feira é o de artesanato, com mais de 180 bancas, seguido de 66 de antiguidades, 26 de artes plásticas e seis de gastronomia.
A celebração integra a programação oficial do aniversário de Porto Alegre, que comemora 253 anos em 26 de março. A festa é organizada pela Comissão Deliberativa do Brique da Redenção, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE) e Cultura (SMC).
Veja a programação:
Domingo (16)
* 10h30 – Homenagens protocolares; presença de fundadores do Brique da Redenção; autoridades municipais e estaduais; outorga da “Comenda Amigo do Brique”; parabéns comemorativo ao 47º aniversário do Brique da Redenção.
* 11h15 – Show Musical com o grupo Os Calamares.
* 12h45 – Apresentação de música e dança do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”.
* 14h às 18h – Palco aberto para apresentações artísticas.
Domingo (23)
* 9h às 17h – Tradicional desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil e RS.
* Mateada com distribuição gratuita de erva-mate e água quente, para chimarrão e tererê.