Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 11 de fevereiro de 2023
Para dar espaço a sindicalistas na cúpula da Caixa, a nova presidente do banco, Rita Serrano, vai recriar a Vice-presidência de Pessoas e rebaixar a Vice-presidência de Sustentabilidade e Empreendedorismo a uma diretoria dentro da burocracia da instituição.
As mudanças, claro, já provocaram reações internas no banco. A vice-presidência que será rebaixada foi criada durante a gestão de Daniella Marques, que assumiu a instituição depois do escândalo de assédio contra Pedro Guimarães.
Rita Serrano, que tomou posse como a nova presidente do banco em janeiro, tem o discurso voltado à atenção aos trabalhadores. A presidente da instituição defende a humanização nas relações de trabalho e em discurso disse para uma plateia repleta de executivos e funcionários do banco: “a gestão pelo medo na Caixa acabou”.
A militante sindical, política e social assumiu a Caixa após um período de denúncias de assédio sexual e moral, durante o governo passado.
No currículo, Rita tem mais de três décadas na instituição e já desempenhou diversas funções. Entre 2006 e 2012, foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Ela também é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.