Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Câmara dos Deputados aprova às pressas tramitação de proposta que dificulta prisão de parlamentares

Compartilhe esta notícia:

Deputados ainda terão que analisar o mérito do texto, o que pode acontecer nesta quinta-feira

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Deputados ainda terão que analisar o mérito do texto, o que pode acontecer nesta quinta-feira. (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados deu aval nesta quarta-feira (24), por 304 votos a 154, à tramitação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores.

Os deputados não analisaram o mérito (conteúdo) do texto, somente os aspectos formais. Ou seja, se a redação está de acordo com a técnica legislativa e não fere princípios jurídicos ou constitucionais. A chamada admissibilidade precisava ser aprovada pela maioria dos presentes. Como 461 deputados participaram, eram necessários 231 votos.

A PEC é uma reação à prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A prisão foi motivada por um vídeo que ele divulgou na internet com apologia ao AI-5, ato mais duro da ditadura militar, e defesa da destituição de ministros do STF. As duas pautas são inconstitucionais.

O conteúdo da proposta pode ser analisado já nesta quinta-feira (25). Por se tratar de uma alteração na Constituição, a PEC tem que ser votada em dois turnos. Para ser aprovada, precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados. Depois, vai ao Senado.

A PEC foi incluída na pauta do plenário da Câmara horas após ter sido protocolada, sem passar por nenhuma comissão antes, o que gerou críticas de alguns partidos, como PSOL e Novo.

O parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), primeira etapa de tramitação de uma PEC, foi apresentado diretamente no plenário pela relatora, Margarete Coelho (PP-PI). Quando for analisado o mérito, um novo parecer será apresentado, que poderá manter o texto original ou sugerir mudanças.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Congresso prorroga por 60 dias medida que isenta moradores do Amapá do pagamento da conta de luz
Já está em Porto Alegre um novo lote da vacina Coronavac, com quase 85 mil doses para todo o Estado
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-as-pressas-tramitacao-de-proposta-que-dificulta-prisao-de-parlamentares/ Câmara dos Deputados aprova às pressas tramitação de proposta que dificulta prisão de parlamentares 2021-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar