Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Características do vice-presidente da República antes criticadas agora se mostram fundamentais

Compartilhe esta notícia:

Michel Temer diz ter papel institucional. (Foto: Mastrangelo Reino/Folha Imagem)

O estilo formal, calculado, avesso a indisposições e polêmicas sempre marcou a personalidade do vice-presidente Michel Temer (PMDB). No passado, tais características foram alvo de críticas, às vezes jocosas. Antonio Carlos Magalhães, para fustigá-lo, o comparava à figura de um “mordomo de velório”. Hoje, os aliados dizem que é exatamente esse comportamento que credencia o peemedebista como opção à presidenta Dilma Rousseff.

“Ele se diferencia dela em tudo o que passou a incomodar as pessoas. Ouve mais do que fala, não é dado a rompantes e incorpora a formalidade. Ser o avesso da Dilma se tornou um ativo”, avaliou um colaborador. O vice-presidente, porém, não flerta publicamente com a tese do afastamento precoce da petista e, mesmo em privado, trata do assunto com cautela. Neste momento, avaliam aliados, ele se posiciona para ser reconhecido como o fiel da governabilidade. Pessoas próximas ao peemedebista afirmaram que ele “não vai para a briga” e nem vai “trabalhar para aumentar a instabilidade”.

Recentemente, desautorizou cobranças públicas do amigo e ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) para abandonar a articulação política do governo, gesto que fragilizaria as já debilitadas relações com o Congresso Nacional. Geddel disse que a atribuição de negociar cargos “apequenava” a figura do vice-presidente e que ele deveria deixar o posto. A interlocutores, Michel Temer disse que não faria nenhum movimento drástico.

Articulação
Mesmo integrantes da oposição dizem que o vice tem se empenhado para impedir derrotas e conter ânimos no Congresso. Sua missão é aprovar os pontos centrais do ajuste fiscal.

Temer diz ter papel institucional e que atua para preservar relações com todos os campos políticos. Um congressista disse estar convencido de que o vice-presidente não criará armadilhas para Dilma, “mas não significa que ele não pense em um futuro sem ela”. A avaliação é que ele esteja colocando as peças no tabuleiro. Se for preciso, terá caminhos para pedir o apoio de todos, do PT ao PSDB. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo tenta melhorar sua relação com o presidente do Senado
Queda de braço entre advogados de empreiteiro da OAS
https://www.osul.com.br/caracteristicas-antes-criticadas-agora-viraram-trunfos-transformando-peemedebista-em-fiel-da-governabilidade/ Características do vice-presidente da República antes criticadas agora se mostram fundamentais 2015-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar