Quarta-feira, 28 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Caso Master: Polícia Federal indicia Daniel Vorcaro, ex-presidente do Banco de Brasília e mais 13 pessoas

Compartilhe esta notícia:

Investigação aponta esquema criminoso nas tratativas para inflar o patrimônio do Master e para viabilizar venda do banco ao BRB. Na foto, Daniel Vorcaro

Foto: Reprodução
Preso desde março no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Vorcaro está no centro das apurações relacionadas ao Banco Master. (Foto: Reprodução)

A PF (Polícia Federal) enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (28) um relatório parcial do principal inquérito que apura esquemas relacionados ao Banco Master e ao BRB (Banco de Brasília).

No documento de mais de 700 páginas, a PF indicia 15 suspeitos de participação nas condutas ilegais, incluindo

Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master;
Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro;
Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB.
No mesmo documento, os delegados da Polícia Federal pedem prazo adicional de 60 dias para seguir com as investigações, concluir perícias e apresentar um relatório complementar. O pedido será analisado pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.

Segundo a PF, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa compunham o “núcleo estratégico da organização criminosa” que tentou viabilizar a compra do Banco Master pelo BRB, entre 2024 e 2025.

“Na condição de líder da organização, Daniel Bueno Vorcaro centralizava as decisões relacionadas à produção, aquisição, cessão das carteiras de crédito utilizadas para captação de recursos, além de dirigir a atuação dos demais integrantes vinculados ao Banco Master e às estruturas empresariais associadas ao esquema”, diz o relatório.

O BRB – que tem como acionista majoritário o governo do DF – enfrenta uma crise marcada por perdas bilionárias ligadas a operações com o extinto Banco Master.
Paulo Henrique Costa, Daniel Vorcaro e Augusto Lima foram alvo de diferentes fases da Operação Compliance Zero, que investiga os negócios do Banco Master. Os três estão presos.

O BRB tentou comprar o Master e chegou a injetar R$ 16,7 bilhões no banco de Vorcaro. A compra foi barrada pelo Banco Central e, depois, o BRB descobriu que parte das carteiras compradas era fraudulenta e sem lastro.

A lista de indiciados

Veja quem são os 15 indiciados pela Polícia Federal no relatório desta quarta:

Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master;
Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB;
Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro no Banco Master;
Angelo Antônio Ribeiro da Silva, ex-diretor do Master;
Luiz Antônio Bull, ex-diretor do Master;
Alberto Félix de Oliveira Neto, ex-diretor do Master;
Allan da Silva Machado, ex-procurador do Master;
Henrique Souza e Silva Peretto, sócio da Tirreno;
André Felipe de Oliveira Seixas Maia, sócio da Tirreno;
Daniel Lopes Monteiro, ex-advogado do Master;
Dario Oswaldo Garcia Junior, ex-diretor de Finanças e Controladoria do BRB;
Luana de Andrade Ribeiro, ex-diretora executiva de Controle e Riscos do BRB;
Cristiane Maria Lima Bukowitz, ex-diretora executiva de gestão de pessoas do BRB;
Diogo Ilário de Araújo Oliveira, ex-diretor executivo de Atacado e Governo do BRB;
José Maria Correa Dias Junior, ex-diretor executivo de Tecnologia do BRB.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Saiba por que Flávio Bolsonaro não é considerado foragido
Banco Central norte-americano mantém juros entre 3,75% e 4% ao ano
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x