Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Catalunha tem referendo pela independência neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes pró-independência pedem liberdade à Catalunha. (Foto: Reprodução)

A Catalunha pretende realizar, neste domingo, um referendo pela independência dessa região autônoma da Espanha. O governo regional afirma que “está tudo pronto” para a realização do referendo nas mais de 2 mil seções eleitorais, e os organizadores dizem que 60 mil pessoas já se inscreveram. No entanto, o governo espanhol considera o referendo ilegal, reivindicando que a Constituição declara que o país é indivisível, e diz que ele não irá ocorrer. 5,3 milhões de cidadãos estão convocados a votar.

Nesta sexta-feira, o chefe da polícia da Catalunha ordenou que os policiais desalojem sem violência todos os centros de votação no domingo às 6h (horário local). Alguns colégios eleitorais foram ocupados por defensores do referendo para impedir que os locais fossem fechados, como foi solicitado pela juíza que investiga o governo regional por desobediência, desfalque e prevaricação.

O governo espanhol também confiscou cédulas e materiais de propaganda eleitoral, ordenou o bloqueio dos sites oficiais com informações sobre a votação, e deteve membros importantes do governo regional na organização do referendo, que foram colocados em liberdade condicional. Para o domingo, enviou à região 10 mil policiais como reforço para impedir as pessoas de votarem.

O organismo criado para supervisionar o sufrágio foi dissolvido quando seus membros receberam multas diárias de 12.000 euros por desobedecer ao Tribunal Constitucional, e o departamento governamental encarregado de contar os votos foi revistado na semana anterior pela polícia.

Sentimento separatista

Os separatistas são maioria no Parlamento catalão desde 2015, mas as pesquisas indicam que a sociedade catalã está muito dividida. A última pesquisa feita pelo governo catalão, em junho, mostrou que 49% eram contra a independência e 41% a favor. No referendo de 2014, que também foi declarado inconstitucional por Madri, quase 1,9 milhão (80%) de catalães votaram pela independência, embora a participação tenha sido de 37%.

O embate entre autoridades da Catalunha e do governo central da Espanha em torno do referendo independentista desperta a curiosidade sobre o movimento separatista na região e suas motivações. O sentimento separatista surge de uma soma de diversos fatores, entre eles históricos, culturais e econômicos.

Assim como outras regiões da Espanha, a Catalunha foi incorporada a um reino da Península Ibérica por meio de um casamento. Na Idade Média, com a expulsão do domínio árabe, passou a fazer parte do Reino de Aragão, depois que o Rei Ramiro II de Leão casou sua filha Petronila com o conde de Barcelona, Ramón Berenguer.

Três séculos depois, os reis católicos Fernando e Isabel estreitaram a união entre as coroas de Castela e Aragão, da qual a Catalunha dependia, firmando os pilares da coroa espanhola e do nascimento do Estado espanhol.

Foi em 1714, na guerra de sucessão pelo trono da Espanha, que estava vago por falta de herdeiros, que Barcelona sucumbe após um longo cerco às tropas franco-espanholas e a Catalunha perde suas instituições e leis próprias. A data deste episódio, 11 de setembro, é celebrada desde então como o Dia da Catalunha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após manutenção da greve, Correios fazem mutirão de entregas neste final de semana
Ministério Público investiga viagens do senador Aécio Neves em aeronaves do Governo de Minas
https://www.osul.com.br/catalunha-tem-referendo-pela-independencia-neste-domingo/ A Catalunha tem referendo pela independência neste domingo 2017-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar