Sexta-feira, 03 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2022
Divulgado nesta segunda-feira (3), o mais recente balanço epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) ampliou para 1.508.446 o número de testes positivos de coronavírus em quase 22 meses de pandemia no Rio Grande do Sul, com 36.445 mortes. A estatística inclui 1.370 novas confirmações de contágio e um mais um caso fatal.
No que se refere ao acréscimo de um óbito, o número está provavelmente abaixo da realidade. O motivo é a já tradicional subnotificação de fins de semana, sobretudo quanto somado à ocorrência de feriado (desta vez, o Ano Novo).
A única vítima mencionada pelo boletim oficial do governo do Estado é um idoso de 61 anos. Ele residia na cidade de São Miguel das Missões, na Fronteira-Oeste gaúcha (próximo à Argentina).
De todas as 497 cidades gaúchas, apenas uma não registra até agora qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 139 testes positivos desde o começo da pandemia, sem novos casos desde outubro.
Outros dados da pandemia
Dentre os infectados até agora, ao menos 1.467.224 (97%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 4.673 (menos de 0,5%) são considerados casos ativos (em andamento) – contingente que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos mais graves atendidos em hospitais.
A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 48,6% no início da noite, conforme o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.556 pacientes para um total de 3.200 leitos da modalidade em 301 hospitais. Já o total de internações pela doença chega a 114.488 (8%).
Andamento da vacinação
Já no que se refere ao andamento da imunização contra o coronavírus no Rio Grande do Sul, a plataforma on-line do governo gaúcho continua defasada, devido ao ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde. Quem acessa o site vacina.saude.rs.gov.br encontra apenas dados relativos ao status do processo até o dia 9 de dezembro.
Anúncio de recursos
O governador gaúcho Eduardo Leite e a titular da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann, confirmaram presença em cerimônia oficial na cidade de Estrela (Vale do Taquari), na tarde desta terça-feira (4). Durante o evento serão anunciados novos recursos no âmbito do programa “Avançar na Saúde”.
De acordo com agenda divulgada pelo Palácio Piratini, os valores serão destinados a serviços de saúde em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul