Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo China registra maior número de casos de coronavírus desde janeiro, e funcionários locais são punidos

Compartilhe esta notícia:

Até esta quarta, 17 das 22 províncias chinesas haviam registrado casos de transmissão local. (Foto: EBC)

Após meses com a pandemia sob controle, a China registrou nesta quarta-feira (4) seu maior número de casos de covid-19 desde 30 de janeiro, em meio à disseminação da variante Delta. O órgão disciplinador do Partido Comunista demitiu ou advertiu uma série de funcionários provinciais diante do novo surto, que as autoridades tentam conter com restrições às viagens de chineses internamente e para o exterior, testagens em massa e quarentenas localizadas.

O país contabilizou 71 novos casos de transmissão doméstica da doença, dez a mais que no dia anterior, segundo a Comissão Nacional de Saúde, número que cresce pelo quinto dia consecutivo. Cerca de 485 infecções, sem mortes até agora, foram registradas desde 20 de junho, quando nove zeladores do aeroporto de Nanquim foram diagnosticados com a cepa Delta após higienizarem um avião procedente de Moscou.

“A pandemia está se intensificando rapidamente e o risco de infecções importadas está aumentando”, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde. “Diagnósticos relacionados a casos importados têm sido detectados em muitos aeroportos, portos e hospitais, resultando na transmissão em uma certa escala.”

Tentando conter a importação de casos, os serviços de imigração chineses deixaram de emitir passaportes e outros documentos necessários para viagens ao exterior exceto quando há um motivo “imperioso”.

Até esta quarta, 17 das 22 províncias chinesas haviam registrado casos de transmissão local. Na província de Hunan, onde foram registrados 15 novas infecções, a cidade de Zhangjiajie tornou-se um epicentro após mais de 2 mil pessoas se reunirem para assistir a uma apresentação de teatro a céu aberto na região cênica de Wulingyuan, cujos desfiladeiros, que inspiraram o cenário do filme “Avatar”, são um Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Na terça-feira (3), o órgão anticorrupção da cidade, responsável pela supervisão das autoridades locais do PC, disse que oito funcionários em Wulingyuan foram advertidos ou punidos. Quatro funcionários do governo no distrito vizinho de Yongding também receberam advertências.

Xu Xionghui, integrante da liderança do partido em Yongding, foi demitido e sua indicação para vice-prefeito distrital, cancelada. O chefe da comissão sanitária do distrito, Wang Zhu, também foi afastado de seu cargo.

Jiangsu, província onde fica Nanquim, continua sendo a mais afetada pela covid-19, com mais de 250 casos contabilizados nas últimas semanas. De terça para quarta-feira, foram 35 novos diagnósticos.

Em Nanquim, o distrito de Jiangning, foi posto sob quarentena parcial e muitos shoppings e lojas foram obrigadas a fechar suas portas. A cidade suspendeu voos domésticos, ônibus inter-regionais, além de vetar que táxis e carros de aplicativo deixem o município.

Medidas similares foram tomadas pela cidade vizinha de Yangzhou, cujo surto tem como paciente zero uma senhora de 64 anos que viajou para Nanquim, burlou as medidas sanitárias e foi diagnosticada em 28 de julho. A cidade registrou 32 dos 35 novos casos diagnosticados na província na terça, oito a menos que na véspera.

Outras nove infecções foram registradas na província central de Hubei, todos eles em Wuhan, o marco zero da covid-19. A cidade, que não registrava casos desde junho de 2020, realiza a testagem em massa de seus 11 milhões de habitantes, recomenda que seus moradores fiquem em casa e pôs um complexo residencial em quarentena.

Outros seis casos foram contabilizados em Shandong, três em Yunnan, dois em Henan e um em Fujian. Também foram contabilizados 35 casos importados de outros países.

Embora não tenham sido registradas mortes no surto — algo creditado à vacinação — esses casos são o maior desafio para a estratégia da China desde que o vírus foi detectado em Wuhan. As medidas restritivas do país, que incluem testes em massa assim que um caso aparece, rastreamento de contatos, uso generalizado de quarentenas e quarentenas direcionadas, esmagaram mais de 30 surtos desde janeiro de 2020.

O maior após o controle do surto em Wuhan, ainda no meio de 2020, ocorreu há sete meses, quando mais de 2 mil pessoas se infectaram na província de Hebei, no Nordeste do país. Os casos, contudo, ficaram circunscritos à região e não se disseminaram nacionalmente.

Na China, mais de 1,7 bilhão de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas até domingo, alcançando quase 60% da população. A taxa de imunização do país é uma das mais altas do mundo, mas ainda está muito longe de atingir a barreira de imunidade para a população de 1,4 bilhão, e também não se sabe ainda se as vacinas nacionais podem retardar a propagação da Delta, ainda que reduzam a gravidade dos casos.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Investigações criminais sobre possíveis assédios sexuais do governador de Nova York se multiplicam
Presidente dos Estados Unidos diz a governadores de Flórida e Texas: ajudem a combater o coronavírus ou “saiam do caminho”
https://www.osul.com.br/china-registra-maior-numero-de-casos-de-coronavirus-desde-janeiro-e-funcionarios-locais-sao-punidos/ China registra maior número de casos de coronavírus desde janeiro, e funcionários locais são punidos 2021-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar