Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Christiane Torloni sobre ser voluntária no Pantanal: “Queria ver alguém falando que fui botar fogo na floresta”

Compartilhe esta notícia:

Atriz, que é ativista ambiental, conversou sobre a situação do desastre no Pantanal

Foto: João Miguel Junior/Divulgação
Atriz, que é ativista ambiental, conversou sobre a situação do desastre no Pantanal. (Foto: João Miguel Junior/Divulgação)

Christiane Torloni se tornou uma das vozes do meio artístico mais ativas na luta pela proteção ao meio ambiente e se mostrou estarrecida com a situação das queimadas no Pantanal e o crescimento do desmatamento na Amazônia. A indignação da atriz, de 63 anos, é tamanha, que ela diz que se não fosse do grupo de risco da Covid-19, seria voluntária no combate aos focos dos incêndios na floresta.

“Se eu pudesse, me candidataria a voluntária no combate às queimadas no Pantanal. Fiquei pensando como ter um jeito de fazer isso. É muito angustiante ficar da nossa casa só vendo, sem fazer nada. Descobri (depois de tentar) que não posso ir porque sou do grupo de risco. Se pudesse, estaria lá apagando fogo para criar um anticlímax. As pessoas criaram fake news até em cima dos ficais da ICMBio, dizendo que eles estavam provocando as queimadas criminosas. Queria ver alguém falando que fui para lá botar fogo na floresta”, declara.

A artista diz que se entristece com as declarações minimizando a situação do presidente Jair Bolsonaro. Na última quinta-feira (17), Bolsonaro afirmou que o Brasil “está de parabéns” pela forma como preserva o meio ambiente.

“Nós sabemos que está muito pior do que os dados divulgados. É desesperador ver que um governo federal diz que isso é mentira. Nós, brasileiros, estamos sendo desqualificados no mundo inteiro. Em 30 anos, nunca estive tão angustiada não só com a questão do meio ambiente, como também com a nossa democracia. É um momento muito terrível, muito delicado. Houve uma política de desmonte. Houve um aval para isso. ‘Podem desmatar que vamos fazer vista grossa’. Quem votou nesse atual governo, votou sabendo de tudo isso. Elas não estão percebendo o crime que está acontecendo”, lamenta.

Apesar da causa ambiental, a atriz defende o diálogo para um desenvolvimento econômico mais consciente. “Acredito na evolução. Vamos ver aonde isso vai chegar. Até a bancada ruralista está rachada. Essa é a grande notícia. Temos que ter um acordo para preservação do meio ambiente. A hora que você ver o agronegócio do bem se juntando a organizações fidedignas, a coisa começa a dar certo. Faço parte da Amazônia Responsável. A gente tem instituições muito sérias no Brasil, com gente muito boa lutando, com o único objetivo de preservar a vida no planeta”, acredita.

Diretora do documentário Amazônia – O Despertar da Florestania, Torloni se chocou com os dados mostrados no Jornal da Globo de que o desmatamento na Amazônia cresceu 68% comparado a agosto do ano passado, passando 886 km² para 1499 km².

“O filme está ficando cada vez mais atual. Ele está passando em um festival nos Estados Unidos inteiro e mês que vem será exibido em Portugal. Estava vendo matérias da Amazônia e é desesperador que temos as mesmas questões de 10 anos atrás. Só que piorou e vai piorar muito mais. Não temos um governo favorável ao meio ambiente, muito pelo contrário. Do jeito que está, tínhamos que ir para o Tribunal de Haia, porque o que essas queimadas vão provocar causará efeitos negativos no mundo todo. Infelizmente, temos um governo que desautoriza os melhores institutos de pesquisa do mundo, diz que estão mentindo. Satélite não é pessoa, é tecnologia. Existe uma organização contra o meio ambiente, e ela é burra, porque vemos países e bancos internacionais cobrando uma posição e o governo brasileiro age no negacionismo. Ser negacionista e terraplanista em pleno século 21 não dá”, ressalta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Carla Diaz ganha mais cantadas após mudança no visual: “Já recebi directs com pedido de namoro”
Isolada com coronavírus, Luana Piovani brinca: “Bela, recatada e do lar”
https://www.osul.com.br/christiane-torloni-sobre-ser-voluntaria-no-pantanal-queria-ver-alguem-falando-que-fui-botar-fogo-na-floresta/ Christiane Torloni sobre ser voluntária no Pantanal: “Queria ver alguém falando que fui botar fogo na floresta” 2020-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar