Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cientistas alertam para uma possível onda de danos cerebrais ligados ao coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Grupo de cientistas disse que clínica em Londres atendeu uma vez a cada semana pacientes com lesões no sistema nervoso. (Foto: Reprodução)

Cientistas alertaram sobre uma possível onda de danos cerebrais relacionados ao novo coronavírus, em um momento em que se investiga a possibilidade de a Covid-19 causar complicações neurológicas como inflamações, psicoses e delírio. Estudo feito pela University College London, do Reino Unido, observou 43 casos de pacientes com Covid-19 que sofriam disfunções cerebrais temporárias, derrames, danos nos nervos ou outros problemas sérios no cérebro.

Segundo o estudo publicado na revista científica “Brain”, nove pacientes com lesão cerebral estavam com a rara encefalomielite disseminada aguda (ADEM, na sigla em inglês), na maioria das vezes vistas em crianças e que podem começar após infecções virais.

Os autores disseram que, normalmente, veriam apenas um paciente adulto com ADEM por mês na clínica especializada em Londres. Porém, essa frequência aumentou para ao menos uma vez a cada semana durante o período do estudo.

Sequelas

Os danos da Covid-19 costumam afetar os pulmões e outras partes do sistema respiratório, mas neurocientistas dizem estar preocupados com consequências do coronavírus no sistema nervoso.

“Minha preocupação é que temos milhões de pessoas com Covid-19 agora. Se em um ano tivermos 10 milhões de pessoas recuperadas e elas tiverem déficits cognitivos, então isso vai afetar sua capacidade de trabalhar e sua capacidade de efetuar atividades do cotidiano”, aponta o neurocientista Adrian Owen, da Western University (Canadá).

“Essa doença está afetando um número enorme de pessoas. Por isso é tão importante coletar essa informação agora”, acrescentou.

O cientista Michael Zandi, do Instituto de Neurologia da UCL e um dos coordenadores do estudo, relembrou o surto de encefalite letárgica nas décadas de 1920 e 1930, anos depois da pandemia de gripe espanhola (1918-1919).

“Se vamos ter uma epidemia em larga escala de danos cerebrais ligada à pandemia (de Covid), ainda precisamos ver”, afirmou.

Filtro de ar

Em meio às discussões sobre o potencial de contágio do Sars-CoV-2 pelo ar, pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, apresentaram o protótipo de um filtro que consegue eliminar 100% do micro-organismo em locais fechados. Na terça-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de que são crescentes as evidências de que o causador da Covid-19 pode ser transmitido ao ar livre e “a dezenas de metros” de distância em ambientes internos.

Embora parte da comunidade científica lance dúvidas sobre a transmissão desse vírus em áreas externas, é praticamente consenso que, dentro de casas, lojas, hospitais, aviões etc., o risco de contaminação é grande.

Com a retomada das atividades laborais e comerciais em todo o mundo, Zhifeng Ren, diretor do Centro de Supercondutividade da Universidade de Houston, lembra que é urgente o desenvolvimento de tecnologias que evitem o contágio em ambientes internos. Um estudo realizado na China há dois meses, por exemplo, demonstrou que o ar-condicionado em um restaurante de Wuhan contaminou fregueses que almoçavam no mesmo setor em que se encontrava uma família que não sabia estar com a doença.

Outra pesquisa, também chinesa, detectou quantidades consideráveis de partículas do Sars-CoV-2 na sala em que médicos de um hospital de referência no tratamento da Covid-19 trocam de roupa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Estudo de universidade alemã associa deficiência de vitamina D a desenvolvimento de quadros mais graves de coronavírus
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre um pedido de parlamentares para a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente
https://www.osul.com.br/cientistas-alertam-para-uma-possivel-onda-de-danos-cerebrais-ligados-ao-coronavirus/ Cientistas alertam para uma possível onda de danos cerebrais ligados ao coronavírus 2020-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar