Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Cientistas criam espermatozoides in vitro para resolver entre 30% e 50% dos problemas de infertilidade masculina

Compartilhe esta notícia:

Processo conhecido como “espermatogênesis” consiste em fazer essas células primordiais evoluírem para espermatozoides completos. (Foto: Reprodução)

Depois de 20 anos de estudo, uma equipe de pesquisadores franceses conseguiu obter espermatozoides de homens estéreis “in vitro”, um feito inédito. Os cientistas revelaram em entrevista coletiva a tecnologia de tratamento celular com a qual, pela primeira vez, puderam “diferenciar células-tronco germinais (espermatogonias) e produzir, fora do corpo, espermatozoides morfologicamente normais”.

O processo conhecido como “espermatogênesis” consiste em fazer essas células primordiais evoluírem para espermatozoides completos, utilizando outras células para seu abastecimento. “Fisiologicamente é muito complexo e dura 72 dias”, explicaram.

A descoberta foi impulsionada pela empresa emergente Kallistem, do Instituto de Genômica Funcional de Lyon. O diretor científico de Kallistem, Phillipe Durand, e a pesquisadora Marie-Hélène Perrard uniram seus descobrimentos com os do professor universitário Laurent David, membro do Laboratório de Engenharia dos Materiais Polímeros, e conseguiram completar o desafio.

A descoberta abre uma via que pesquisadores de todo o mundo buscavam há anos, ressaltou o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, uma das instituições envolvidas. A técnica poderia resolver “entre 30% e 50%” dos problemas de infertilidade masculina, afirmou Philippe Durand, pesquisador responsável pelo projeto.

Até hoje não existia nenhuma possibilidade segura de preservar a fertilidade de meninos pré-púberes submetidos a tratamentos gonadotóxicos – como algumas quimioterapias – nem soluções alternativas para a paternidade biológica de adultos estéreis.

Os pesquisadores esperam poder resolver as necessidades desses dois tipos de pacientes, que graças a uma biópsia testicular, obterão “in vitro” espermatozoides capazes de serem utilizados posteriormente em uma fecundação assistida, através da microinjeção no óvulo. O esperma obtido poderá ser igualmente preservado. Em ambos os processos, a imediata fecundação “in vitro” ou o congelamento, será necessário analisar antes a qualidade dos espermatozoides produzidos. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Justiça e Itamaraty tentam resgatar criança brasileira na Síria
Este domingo tem Superlua e eclipse
https://www.osul.com.br/cientistas-criam-espermatozoides-in-vitro-para-resolver-entre-30-e-50-dos-problemas-de-infertilidade-masculina/ Cientistas criam espermatozoides in vitro para resolver entre 30% e 50% dos problemas de infertilidade masculina 2015-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar