Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Cloudy

Variedades Cinco dicas para prevenir o surgimento de estrias

Compartilhe esta notícia:

As estrias aparecem quando a pele sofre um estiramento intenso. (Foto: Reprodução)

É difícil perceber o surgimento das estrias porque elas não causam sintomas. Então, é preciso observar constantemente a pele e contar com o acompanhamento de um dermatologista para evitar que elas se desenvolvam.

As estrias aparecem quando a pele sofre um estiramento intenso, que costuma acontecer durante a gravidez, na adolescência, quando a pessoa está em fase de crescimento ou tem facilidade para ganhar peso.

Apesar de não haver um tratamento que previna o seu surgimento, algumas mudanças de hábito são essenciais para quem não quer que elas apareçam.

‘É possível prevenir o aparecimento de estrias, basicamente, reduzindo o ganho rápido de peso. Isso é mais complicado em situações como gestação, crescimento, após a realização de mamoplastia de aumento e em algumas doenças que exigem o uso de corticoides orais, por exemplo’, explica a dermatologista Agnes Andrade. ‘É difícil prevenir que elas apareçam, mas é possível.’

Como prevenir o surgimento de estrias

De acordo com a dermatologista, ainda estão sendo realizados estudos com cremes e outras substâncias que possam prevenir o surgimento das estrias, mas, por enquanto, não há uma eficácia comprovada. Sendo assim, práticas que devem ser incluídas no dia a dia são as soluções mais viáveis.

“É recomendado adotar hábitos de vida saudável, bastante exercício físico, hidratação via oral e na pele. Em termo de tratamento preventivo, ainda é algo desejado, mas não comprovado cientificamente. Não tem nenhuma substância que possa ser indicada que, comprovadamente, vai reduzir a chance de surgirem estrias em pessoas que têm os fatores de ganho de peso rápido”, explica a especialista.

Veja algumas dicas para evitar o surgimento de estrias naturalmente.

Pratique exercícios físicos

A realização de atividades físicas é recomendada por ser supereficiente na manutenção do peso. Porém, se você faz musculação, é preciso ter cuidado com exercícios mais intensos, porque eles ajudam o corpo a ganhar massa muscular rapidamente. Assim, a pele pode esticar muito e acarretar no aparecimento das estrias.

Hidrate a pele

Apesar de não existirem cremes que impeçam o surgimento da estria, a aplicação de alguns cremes em áreas específicas podem minimizar as chances de uma cicatriz aparecer. Hidratantes à base de óleo de amêndoas, rosa mosqueta e macadâmia, por exemplo, quando aplicados nos joelhos, barriga, costas, lateral do quadril e durante a gravidez, reduzem o ressecamento da pele e podem ajudar muito.

Hidrate o corpo

Se hidratar a pele com cremes é importante para evitar o aparecimento das estrias, beber água e outros líquidos é ainda mais. Isso porque a pele é o primeiro órgão do corpo a desidratar, principalmente devido à exposição ao sol, ar-condicionado, água quente etc. Se você costuma tomar mais de 2 litros de água por dia, sua pele terá menos chances de romper.

Faça massagem localizada

A realização de massagens com os cremes hidratantes ou óleos nas áreas que tendem sofrer com o aparecimento das estrias podem ajudar muito, porque funcionam como uma drenagem linfática, melhorando a circulação.

Coma os alimentos certos

Além de ser muito importante para ajudar a controlar o peso, uma alimentação balanceada mostra os seus reflexos na pele. A vitamina C tem o poder de ativar a produção de colágeno, enquanto o Zinco tem efeito cicatrizante.

A vitamina B5, presente nas carnes, derivados do leite, brócolis e lentilha, por exemplo, auxiliam na renovação celular. A vitamina E é ótima para a pele e ajuda a estrutura da elastina, além de estimular a produção de colágeno, assim como o silício, encontrado na aveia, milho, arroz e frutos do mar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Controle a ansiedade com uma alimentação correta
Mais um mistério de Marte: A Nasa encontra um poço de 180 metros
Deixe seu comentário
Pode te interessar