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Cinema Cinemateca Capitólio exibe filmes inspirados na obra de Borges

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Garoto, de Bressane, baseado no conto O Assassino Desinteressado. (Foto: Divulgação/PMPA)

Programação especial da Cinemateca Capitólio Petrobras para o Festival de Inverno de Porto Alegre, a mostra “Jorge Luis Borges no Cinema: Versões e Perversões”, desde 25 de julho e até 2 de agosto, apresenta uma série de filmes que estabelecem diálogo com a obra do escritor argentino. Todas as sessões têm entrada franca. A mostra tem o apoio das distribuidoras Vitrine Filmes, MPLC, Versátil, e do INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales da Argentina.

Na mostra, há adaptações livres: Dias de Ódio (1954), de Leopoldo Torre Nilsson, A Intrusa, de Carlos Hugo Christensen (1979), Garoto (2015), de Julio Bressane. Um clássico da vanguarda argentina: Invasão (1969), de Hugo Santiago, roteirizado por Borges e Adolfo Bioy Casares. E filmes que procuram diferentes sintonias com o universo borgiano: Paris nos Pertence (1961), de Jacques Rivette, Performance (1970), de Nicolas Roeg e Donald Cammell, O Navio dos Afogados (1983), de Raoul Ruiz, Jauja (2013), de Lisandro Alonso, Em Busca de Borges (2016), de Cristiano Burlan.
Completa a programação uma edição especial do Projeto Raros com a exibição de A Estratégia da Aranha (1970), de Bernardo Bertolucci, adaptação personalíssima do célebre conto O Tema do Traidor e do Herói. Produzido pela RAI, canal de televisão estatal italiano, o filme nunca teve lançamento comercial em DVD ou blu-ray. Exibição a partir de uma matriz digital exibida no canal.
Filmes e sinopses
Dias de Ódio (Argentina, 1954, 70 minutos), de Leopoldo Torre Nilsson – Emma Zunz, encarnada por Elisa Galvé, é uma garota jovem e solitária, com poucas amigas. Quando recebe uma carta a respeito do suicídio de seu pai começa a planejar a vingança. Exibição digital.
Paris nos Pertence (França, 1961, 135 minutos), de Jacques Rivette – Anne Goupil é uma jovem parisiense estudante de literatura. Encontra-se por acaso com um grupo de teatro que ensaia arduamente Péricles, de Shakespeare, mesmo sem nenhum recurso financeiro. Ao mesmo tempo em que aceita o desafio de atuar na peça, Anne se descobre completamente envolvida numa misteriosa conspiração política cujos adeptos suicidam-se inesperadamente. Exibição digital.
Invasão (Argentina, 1969, 120 minutos), de Hugo Santiago – Um grupo de homens liderados por um idoso tenta impedir uma invasão à cidade de Aquileia. As ações da equipe vão transformando todos os ambientes da cidade. Com referências a Guerra de Tróia, o grupo percebe a força do invasor, cheios de equipamentos e com uma força maçiça. Exibição digital.
Performance (Inglaterra, 1970, 100 minutos), de Nicolas Roeg e Donald Cammell – Chas (James Fox), um violento e psicótico gângster inglês, precisa de um lugar pra se esconder. Encontra o abrigo perfeito na mansão de Turner (Mick Jagger), antigo astro do rock. Exibição digital.
A Estratégia da Aranha (Itália, 1970, 100 minutos), de Bernardo Bertolucci – Athos Magnani vai a Tara, povoado da Bassa Padana, para investigar a morte de seu pai, que teria se envolvido na luta contra o fascismo e em um atentado ao ditador Mussolini. Exibição digital.

A Intrusa (Brasil, 1979, 100 minutos), de Carlos Hugo Christensen – No pampa, em 1897, dois irmãos, solitários, agressivos e brigões, defendiam sua solidão. Ligava-os uma profunda afeição: inimizar-se com um era contar com dois inimigos. Um dia, Cristiano, o irmão mais velho, leva Juliana para viver com ele. Morena, bonita, Juliana é, na verdade, também uma criada desde o primeiro dia. Exibição em HD.

O Navio dos Afogados (França, 1983, 100 minutos), de Raoul Ruiz – Estórias fantasiosas com três marinheiros formam um labirinto de referências culturais, que vai desde os desenhos criados pelo cartunista Milton Caniff a Moby Dick de Melville, passando por A Odisséia, Cervantes, Stevenson e Conrad, com qualidade estilística na tradição de Orson Welles. Exibição digital.
Jauja (Argentina, 2014, 110 minutos), de Lisandro Alonso – Um homem e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada em que muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso. Exibição em DCP.
Garoto (Brasil, 2015, 70 minutos), de Julio Bressane -O filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez. Exibição em DCP.
Em Busca de Borges (Brasil, 2016, 85 minutos), de Cristiano Burlan – Henrique segue um périplo entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e Genebra e o conduzem à fronteira entre a realidade e a evocação, entre a coisa e a palavra, entre o ser e o símbolo, entre a vida e a morte. Exibição em DCP. (PMPA)

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https://www.osul.com.br/cinemateca-capitolio-exibe-filmes-inspirados-na-obra-de-borges/ Cinemateca Capitólio exibe filmes inspirados na obra de Borges 2017-07-30
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