Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em Cachoeira do Sul

Compartilhe esta notícia:

I-UMA
Encontro promovido pelo I-UMA leva palestras setoriais a produtores e lideranças da maior cidade às margens do Rio Jacuí. Na foto, o presidente do I-UMA, o ecnonomista José Américo da Silva. Foto: Banco de Dados/O Sul

Um dos municípios mais promissores às margens do Rio Jacuí, a segunda maior produtora de soja do RS e uma das maiores na produção de noz-pecan e oliveira no Estado, a “Princesa do Jacuí”, Cachoeira do Sul é o próximo destino do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio. O evento, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), apresentará palestras com especialistas em diversos temas do agronegócio. O encontro será em 25 de julho na Casa de Cultura “Dr. Paulo Salzano Vieira da Cunha” e tem inscrições gratuitas.

Neste ano, a I-UMA já organizou estes eventos itinerantes em Pelotas, São Gabriel e ainda deve passar por Passo Fundo, Bagé e Camaquã, envolvendo produtores rurais e lideranças do agronegócio de pelo menos cento e cinquenta municípios gaúchos. Entre os temas debatidos nesta edição estão a Gestão Sustentável na Agricultura, os desafios e perspectivas da olivicultura e da cadeia produtiva da Noz Pecan.

No atual cenário econômico que passa a sociedade brasileira, mais relevante se faz a importância da agropecuária na geração de emprego, renda e na retomada do crescimento econômico. Trabalhar as variáveis de preço, custos de produção e rentabilidade exigem cada vez mais conhecimento sobre a gestão da propriedade rural, monitoramento e análise de indicadores para definir o sistema de produção de forma a otimizar o uso dos recursos humanos, financeiros e materiais. Esta será a pauta da palestra do Diretor Técnico da Emater/RS, Lino Moura um dos palestrantes do circuito que falará sobre Gestão Sustentável na Agricultura, na 3ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio 2017, que ocorre no dia 25 de julho, das 13h30min às 17h, na Casa de Cultura “Dr. Paulo Salzano Vieira da Cunha” em Cachoeira do Sul.

O segundo painel do evento será com o Coordenador Técnico da Paralelo 30, Jorge Alberto Porto sobre alternativas de produção com alto valor agregado. Ele falará sobre a Cadeia Produtiva da Noz Pecan – O Mercado Brasileiro e Internacional, um investimento de médio-longo prazo com alta rentabilidade, sendo que proporciona colheita comercial anual a partir do 7º ano. “A região sul do Brasil apresenta clima e solo favorável à implantação desta atividade e a cultura da noz pecan tem crescido anualmente com a implantação de novos pomares comerciais totalizando no RS em torno de 5.000ha”, destaca o Porto. Para o Coordenador Técnico, “o mercado brasileiro e internacional apresentam-se ávidos deste produto com alto valor nutricional e de plantio perene. Outro ponto a ser considerado neste cenário é que o mercado brasileiro é um grande importador de frutas secas, assim como os países da Ásia e Oriente Médio, tornando uma grande oportunidade de comercialização”.

O terceiro convidado do circuito José Alberto Aued, Fundador e Diretor da Olivas do Sul falará sobre o Cenário Atual e a Perspectiva Futura da Olivicultura, baseado na experiência e no pioneirismo no Brasil pela implantação do primeiro pomar de Oliveiras com tecnologia agronômica adaptada às condições de solo e clima no Rio Grande do Sul, em 2006 na cidade de Cachoeira do Sul, abrindo um novo horizonte para o meio rural, de alto rendimento. Com resultados sólidos, a oliveira apresentou uma produtividade animadora na região Sul do Brasil, e hoje já conta com uma cadeia estruturada para os novos investidores. Além da alta produtividade, os azeites gaúchos já obtiveram diversas premiações no exterior, atestando uma altíssima qualidade que os diferenciam de qualquer produto importado.

“O pomar de oliveiras adapta-se tanto a grandes projetos como a menores áreas de plantio, oferecendo ao investidor a possibilidade de optar pela venda do fruto ou operar com indústria para venda de azeite a granel ou com marca própria, com alto valor agregado. A oferta destes produtos é deficitária, portanto conta com comercialização garantida”, ressalta o fundador da Olivas do Sul, uma das pioneiras em fabricação de azeite no RS e que atua em toda a cadeia: viveiro, pomar e a indústria além a assistência a seusclientes.

O evento é direcionado para formadores de opinião, entidades setoriais regionais, produtores rurais, representatividade pública e empresarial, veículos de comunicação, universidades, institutos de pesquisas, cooperativas, agroindústrias e profissionais ligados direta ou indiretamente no Agronegócio. As vagas são limitadas e as inscrições pelo site www.agrocircuito.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

ESALQ/USP abre inscrições para treinamento à distância sobre Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte
Semente certificada traz sustentabilidade à lavoura arrozeira
https://www.osul.com.br/circuito-de-gestao-e-inovacao-no-agronegocio-em-cachoeira-sul/ Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em Cachoeira do Sul 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar