Sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2025
Clientes do Itaú Unibanco relataram problemas com o aplicativo da instituição nessa segunda-feira (6). Nas redes sociais, correntistas afirmaram não conseguir pagar contas nem enviar ou receber valores via Pix.
As reclamações dispararam no início da tarde, segundo a plataforma Downdetector, que monitora a estabilidade de serviços online. Por volta das 17h10, o número de relatos chegou a 5 mil.
O Itaú informou que identificou uma instabilidade na tarde dessa segunda-feira (6) que impactou o acesso ao app. “O banco ressalta que está trabalhando para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível e pede desculpas aos clientes pelo inconveniente”, disse, em nota, às 18h29.
Mais tarde, a instituição financeira afirmou que o sistema foi 100% normalizado por volta de 19h40.
Na plataforma X, clientes se queixaram por não conseguirem efetuar pagamentos com vencimento para essa segunda. “Espero que eles resolvam porque não vou pagar multa e juros por atraso. Estou tentando pagar. 3 tentativas, conforme mostram os prints a seguir, e o erro persiste”, disse uma usuária da rede social.
Outra cliente disse que não conseguiu chamar um carro por aplicativo por não conseguir utilizar o Pix.
Outros bancos
Clientes de outros bancos, como Nubank, Bradesco e Santander também foram às redes sociais nessa segunda-feira relatar dificuldades no pagamento de boletos a partir dos aplicativos das instituições. No site Downdetector, que monitora notificações de problemas nos apps durante as últimas 24 horas, o Nubank registrou 152 reclamações por volta das 11h. Nesse mesmo horário, o Bradesco recebeu 92.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, na tarde desta segunda, que o serviço de pagamento de boletos registrou uma oscilação sistêmica gerando lentidão no processo de pagamento. “A Febraban informa que seus bancos associados contam com processo de contingência, estabelecido por força da Autorregulação da cobrança, para atender seus clientes na eventual ocorrência de problemas sistêmicos. Tais processos reduziram o impacto aos clientes bancários”, disse a federação, em nota.
Essa segunda-feira marcou o quinto dia útil do mês, ou seja, data em que a maioria das empresas pagam os salários a seus funcionários e na qual muitos aproveitam para quitar seus boletos. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina o pagamento aos trabalhadores até o quinto dia útil de cada mês (a contagem legal inclui os sábados). “Não consigo pagar boleto em nenhum banco”, relatou um usuário no X.
O Nubank, por sua vez, afirmou que tomou conhecimento das dificuldades relatadas por clientes no método de pagamento, mas identificou que o problema seria externo ao seu sistema e que está buscando formas de solucioná-lo.
Em nota, o Bradesco informou que os seus sistemas estão operando normalmente, e “eventuais instabilidades têm origem externa”.
Também em nota, o Banco Central informou que os sistemas do BC funcionam normalmente. “O BC não se manifesta sobre entidades supervisionadas”.