Terça-feira, 04 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Com alta de 26%, a venda de veículos no Brasil registrou o melhor fevereiro desde 2014

Compartilhe esta notícia:

No primeiro bimestre, o crescimento em relação a 2018 foi de 17,8%, para 398,4 mil unidades.(Foto: Reprodução)

A venda de veículos novos no Brasil cresceu 26,6% em fevereiro, ante igual mês do ano passado, para 198,6 mil unidades, em critério que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O resultado é o melhor para o mês desde 2014, quando foram vendidas 259,3 mil unidades. No primeiro bimestre, o crescimento em relação a 2018 foi de 17,8%, para 398,4 mil unidades, segundo dados divulgados na última sexta-feira (1°) pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo  e da Fenabrave.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior, diz que o crescimento das vendas é resultado principalmente do melhor cenário econômico, com inflação sob controle, juros mais baixos que um ano atrás e significativa melhora do índice de inadimplência. “Isso é fundamental para fomentar a liberação de crédito pelo sistema bancário”, afirma.

Assumpção ressalta, contudo, que a alta das vendas ocorre ainda em relação a uma base fraca, depois de três anos seguidos de queda do mercado. Parte da expansão também é explicada pelo maior número de dias úteis, pois no ano passado o carnaval ocorreu em fevereiro.

Quando é levada em conta a média diária de vendas de carros, o avanço foi de 14% em relação a fevereiro de 2018, com 9,9 mil emplacamentos por dia.

Em relação a janeiro, as vendas do mês passado caíram 0,57%, também em razão da diferença de dias úteis. Na média diária, houve crescimento de 4,4% de um mês para o outro.

O segmento de automóveis e comerciais leves teve vendas de 189,9 mil unidades em fevereiro, alta de 25,2% em comparação a igual mês de 2018, mas 0,4% menor que em janeiro. O bimestre acumula 308,5 mil unidades, avanço de 16,3%.

As vendas de caminhões atingiram 6,8 mil unidades, crescimento de 65,9% ante fevereiro do ano passado, mas recuo de 1,6% em relação a janeiro. O bimestre registrou vendas de 13,7 mil unidades, expansão de 58%. Já os ônibus tiveram 1,9 mil emplacamentos, alta de 75,2% em relação a fevereiro do ano passado e recuo de 9,8% ante janeiro. O ano acumula 4,1 mil unidades vendidas, 84,1% a mais que no mesmo bimestre de 2018.

Média diária

Somando todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), a média diária de vendas em fevereiro, que teve 20 dias úteis, foi 7,31% superior a registrada em janeiro, que acumulou 22 dias úteis de vendas.

Para Alarico Assumpção Júnior, o desempenho do bimestre confirmou a expectativa da entidade. “Ao iniciarmos 2019, projetamos a retomada do crescimento das vendas para todos os segmentos de veículos, baseada na recuperação da economia, como um todo. Estamos atravessando mais uma etapa da recuperação do Setor, visualizando a continuidade da queda na inadimplência, um crescimento, ainda que modesto, na geração de empregos, o controle da inflação e das taxas de juros, a confiança do consumidor e do empresário em alta e, ainda, o aumento na oferta de crédito. Todos esses aspectos somados resultarão no desempenho das vendas de veículos, conforme a Fenabrave projeta para o ano”, disse o presidente da Fenabrave.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A decisão da Ford de abandonar o mercado de caminhões na América do Sul vai abrir uma disputa entre a Mercedes-Benz e a Volkswagen
O ex-senador Aécio Neves assumiu o posto de deputado federal com silêncio e poucos amigos
https://www.osul.com.br/com-alta-de-26-a-venda-de-veiculos-no-brasil-registrou-o-melhor-fevereiro-desde-2014/ Com alta de 26%, a venda de veículos no Brasil registrou o melhor fevereiro desde 2014 2019-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar