Sábado, 20 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Com esse truque você pode usar chatbots de inteligência artificial sem entregar seus dados para empresas de tecnologia

Compartilhe esta notícia:

As empresas de IA normalmente usam seus chats como combustível para treinar e ajustar sua tecnologia. (Foto: Reprodução)

Se você gosta de usar chatbots, mas não curte que as empresas utilizem seus dados para “treinar” seus sistemas de inteligência artificial (IA) ou para extrair registros de suas conversas, existe uma solução para isso. Use os mesmos chatbots no navegador DuckDuckGo.

A empresa, que opera um mecanismo de busca e um navegador da web com foco em privacidade, acaba de fazer alterações em seu recurso de chatbot que permitem que você use as tecnologias do ChatGPT e outras IA conhecidas — mas com mais proteções de privacidade.

Se você usa chatbots casualmente e se preocupa com a forma como eles utilizam suas conversas e informações pessoais, o chatbot do DuckDuckGo pode ser a solução para você.

Mesmo que você nunca use o DuckDuckGo, a empresa está mostrando as possibilidades criativas de adaptar a IA às suas necessidades e desejos.

Aqui estão os detalhes sobre o chatbot com IA do DuckDuckGo e por que você pode ou não querer experimentá-lo.

Há cerca de seis meses, qualquer pessoa pode usar o chatbot gratuito do DuckDuckGo, o Duck.AI. Ele é, na prática, uma porta de entrada para usar a IA por trás do ChatGPT, da OpenAI, do chatbot Claude, da Anthropic, ou da Llama AI, da Meta. Você escolhe qual dos chatbots prefere.

Você pode encontrar o Duck.AI online ou acessá-lo nos aplicativos para smartphones do DuckDuckGo ou em seu mecanismo de busca.

A diferença é que, quando você usa a tecnologia ChatGPT, Claude ou Llama no chatbot do DuckDuckGo, a empresa atua como um intermediário que limita o que as empresas de IA sabem sobre você e sobre o que você está conversando.

O DuckDuckGo afirma que, quando você usa seu chatbot, suas conversas não são usadas para treinar a IA do DuckDuckGo ou de qualquer uma de suas empresas parceiras de IA. Seus chats podem ser salvos apenas de forma anônima por, no máximo, 30 dias, com exceções limitadas. E as empresas de IA não têm acesso a informações pessoais, como o número de identificação digital exclusivo do seu dispositivo, que poderia ser usado para montar dossiês sobre seus hábitos.

Esses limites de dados estavam entre os termos contratuais que o DuckDuckGo negociou com as empresas de IA, de acordo com o fundador e CEO, Gabriel Weinberg. “As pessoas querem usar essas coisas, e queremos torná-las privadas para elas”, ele me disse.

Um porta-voz da OpenAI disse que as pessoas podem alterar suas configurações para limitar como a empresa usa seus dados. A Meta se recusou a comentar e a Anthropic não respondeu às perguntas.

O chatbot com restrição de dados do DuckDuckGo é incomum em um mundo de esponjas de dados de IA. As empresas de IA normalmente usam seus chats como combustível para treinar e ajustar sua tecnologia. Elas também podem salvar suas conversas por anos e, às vezes, pedir que humanos as leiam.

Até mesmo a Anthropic, que se apresenta como uma alternativa responsável à OpenAI, mudou recentemente suas políticas para que seus chats com Claude sejam, por padrão, usados para treinar a IA da empresa.

Ben Winters, diretor de IA e privacidade da organização sem fins lucrativos, Consumer Federation of America, disse que recomenda o Duck.AI por seus recursos de privacidade e pela capacidade de experimentar diferentes chatbots em um só lugar.

“É algo positivo para os consumidores que planejam usar IA de qualquer maneira ou querem testá-la de maneira segura (ou mais segura)”, disse Winters.

Winters também afirmou que o Duck.AI não corrige o “pecado original” das novas formas de IA — incluindo o fato de que elas são construídas com base em estoques de informações coletadas em grande parte sem nossa permissão e que exigem grandes quantidades de eletricidade e água.

O problema é que o gateway do chatbot do DuckDuckGo não oferece acesso às tecnologias de IA mais recentes. Atualmente, por exemplo, quando você usa a tecnologia do ChatGPT no Duck.AI, está automaticamente usando uma versão da IA com um ano de idade.

Usar tecnologias de IA um pouco mais antigas pode não ser importante para a maioria das pessoas. Se for, o DuckDuckGo disse, na quinta-feira, que está incluindo acesso às tecnologias de chatbot mais sofisticadas, incluindo o GPT-5 da OpenAI, lançado há um mês, para pessoas que pagam US$ 10 por mês por uma assinatura do DuckDuckGo.

O preço é digno de nota porque uma assinatura individual do ChatGPT ou do Claude normalmente custa US$ 20 por mês. Para usuários avançados de IA, o Duck.AI pode ser uma forma mais privada de usar muitos dos mesmos recursos do ChatGPT ou do Claude, mas pela metade do preço, disse Weinberg.

Existem diferenças entre usar tecnologias de chatbot conhecidas dentro do Duck.AI e usá-las diretamente.

Devido aos limites de privacidade, por exemplo, o Duck.AI não “lembra” suas conversas e suas respostas não fazem referência a seus chats anteriores, como outros chatbots podem fazer. E embora Weinberg espere que isso mude em breve, o Duck.AI não permite que você gere imagens ou tenha chats de voz com a tecnologia ChatGPT.

Ou, se você preferir não usar IA, o DuckDuckGo também tem o que você precisa. Você pode optar por desativar todos os seus recursos de IA. As informações são do jornal The Washington Post.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Conheça prática adotada pela geração Z que pode prejudicar o início de um relacionamento
Jojo Todynho se pronuncia após audiência com PT; veja o que ela disse
https://www.osul.com.br/com-esse-truque-voce-pode-usar-chatbots-de-inteligencia-artificial-sem-entregar-seus-dados-para-empresas-de-tecnologia/ Com esse truque você pode usar chatbots de inteligência artificial sem entregar seus dados para empresas de tecnologia 2025-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar